Se existe uma dica de cuidados capilares que conquistou os nossos corações, é o uso do óleo vegetal nos cabelos. Super versátil, os óleos podem ser usados para umectação capilar, proteger os cabelos loiros do cloro da piscina, blindar os fios pós coloração e como finalizador. Mas você sabe por quanto tempo deixar o produtos nos fios? Vem com a gente que vamos explicar cada modo de usar e o tempo de cada tratamento!
Óleo vegetal para umectação capilar
Com o cabelo seco, passe o óleo vegetal de sua preferência em todo o comprimento e nas pontas. Agora você precisa definir o tempo que vai com ele no cabelo. Se você não tiver nenhum compromisso, pode até dormir com ele, mas se for sair, não é recomendado ficar com o óleo por muito tempo porque os fios ficam com aspecto oleoso. Nesse caso, para o óleo fazer efeito, é necessário esperar no mínimo 15 minutos para agir nas madeixas. A lavagem pode ser a sua de sempre.
Cabelos cacheados podem ser finalizados com óleo vegetal
Os métodos de finalização COG e rake and shake usam o óleo vegetal para finalizar e dar maciez aos cachos. Outra opção é deixar o creme de lado e usar o óleo vegetal aliado à gelatina para pentear os cachos e definir a madeixas. Nesse caso, o óleo pode ser deixado nos fios até a próxima lavagem.
O uso do vegetal antes da coloração ajuda a fortalecer os fios
Fortalecer os fios antes da aplicação da coloração é uma etapa importante para manter a saúde capilar. Pode ser deixado por alguns minutos antes da aplicação ou ser usado para umectação ao longo da semana que antecede a química. Os benefícios são combater o ressecamento e a porosidade dos fios Uma dica, é acrescentar algumas gotas de óleo na máscara de hidratação e deixar pelo tempo recomendado da máscara.
Óleo vegetal para blindar depois da coloração
A blindagem capilar protege os fios do efeito espigado pós-química. Para obter o resultado desejado, distribua o óleo escolhido da raíz às pontas no mesmo dia da coloração. A quantidade de produto deve ser suficiente para cobrir todos os fios. Para casos que o processo exige uma descoloração intensa, o óleo de coco é o mais indicado por ser mais denso e nutrir profundamente as madeixas. O produto pode ser deixado por algumas horas ou até mesmo durante a noite nos fios.
Invista no óleo vegetal antes do mar e da piscina
Nesses casos, o óleo vegetal funciona como uma camada protetora nos fios, protegendo do cloro e do sal. Algumas gotinhas bastam para evitar o ressecamento, manter a cor e até mesmo minimizar o esverdeado nos cabelos loiros causado pelo cloro. O produto pode ser deixado nas madeixas durante o tempo que ficar na piscina ou na praia. Logo após, é recomendado lavar os cabelos com água corrente.
Agora que você já conhece vários usos do óleo vegetal, nada de sair por ai com os fios ressecados, hein, divas?!