Se você tem o cabelo escuro e deseja chegar a um tom mais claro, é provável que precise descolorir os fios. Essa etapa consiste em retirar todos os pigmentos das madeixas para que a nova cor pegue com mais facilidade. No entanto, apesar de ser um procedimento bem intenso, nem sempre ele funciona de primeira. Sabe por que isso acontece? Confira na matéria que o Fique Diva preparou para você!
Os fios precisam estar bem tratados antes da descoloração
A descoloração é uma técnica bem agressiva, que vai retirar os pigmentos escuros dos fios para facilitar o clareamento e deixá-los prontos para receber a nova cor. Quando feita corretamente e seguindo as orientações de um profissional capacitado, não tem como a descoloração dar errado.
No entanto, alguns fatores podem influenciar no resultado. Se os cabelos estiverem muito ressecados e danificados, é possível que a descoloração não atinja o tom ideal. Pior ainda: as madeixas podem sofrer até mesmo um corte químico! Por isso, não deixe de caprichar na hidratação para proteger seu cabelinho.
A descoloração funciona melhor em cabelos virgens
Outro ponto importante que precisa ser mencionado é que a descoloração vai ser bem mais prática em cabelos que nunca passaram por nenhum tipo de transformação de cor. Quando os cabelos não estão mais em sua tonalidade natural, a descoloração é mais demorada e pode sofrer interferências com o fundo de clareamento. Em alguns casos, nem é o processo mais indicado a ser feito.
Se o seu cabelo estiver pintado de preto ou de vermelho, o ideal é fazer uma decapagem nas madeixas, que vai limpar todos os pigmentos artificiais e, assim, deixar os fios preparados para uma nova transformação.
Cabelos com química são mais resistentes à descoloração
Mesmo que você nunca tenha pintado os cabelos anteriormente, o fato de ter feito escova progressiva ou qualquer outro procedimento para modificar a textura dos fios também interfere no efeito da descoloração.
Não que ela vá dar errado, mas, como a química dos alisamentos forma uma capa em volta do fios, a descoloração nem sempre consegue agir como deveria e talvez seja necessário fazer o procedimento mais de uma vez. Nesse caso, a melhor pedida é procurar um profissional especializado para não danificar as madeixas.