Entre hidratações e finalizações, um dos muitos cuidados que uma cacheada deve ter é a escolha de um cabeleireiro para cuidar do seu cabelo. Pense num corte como uma escultura. Pensou? Agora imagine que, ao cortar um cacheado molhado, ele estará com outro caimento e você não vai conseguir visualizar o resultado até ele secar totalmente. Isso também te deixou aflita? Pois então. O melhor a se fazer é conversar com o profissional antes de sentar na cadeira para colocar em prática. Confira algumas dicas do Fique Diva!
O tal fator encolhimento e o corte a seco
Normalmente, o cacheado tem fios com mais de um tipo de textura – uns mais enrolados, outros mais abertos, além disso, o formato em molinhas faz com que o comprimento dele molhado e seco sejam bem diferentes. Os cachos tem encolhimento natural, ou seja, o fio é muito mais comprido do que parece.
Por conta dessas características, só quando ele está completamente seco é possível realmente ver as diferenças de caimento em cada ponto da cabeça e, a partir daí, modelar da melhor forma possível. Mas, isso vai depender do trabalho de cada cabeleireiro, uns preferem usar a técnica a seco e outros sabem como cortar as madeixas úmidas sem errar.
Nesse caso, o ritual no salão costuma ser mais ou menos esse: lavar o cabelo com shampoo e condicionador e depois secar com o difusor em três etapas. A primeira é jogando todos os fios para frente, depois para um lado e aí para o outro. Quando os cachos estão completamente secos, com volume e modelados, é hora de começar o corte.
Para cortar com o cabelo molhado é preciso deixar alguns centímetros de folga
Alguns cabeleireiros preferem fazer o corte com os fios molhados para a modelagem ficar mais bonita, mas aí o truque é um pouco diferente. Como o comprimento sempre encolhe um pouco quando os fios secam, o ideal é acertar com três ou quatro centímetros de folga para garantir um resultado exatamente na altura imaginada.
O ideal é cortar com tesoura ou navalha?
Para os cabelos mais finos a preferência é o corte com tesoura. Já os fios grossos, é possível estilizar com navalha para dar leveza e depois só depois acertar as pontas com a tesoura para aprimorar o acabamento. A finalização com tesoura também ajuda a fazer o corte durar mais – com a navalha, ele acaba perdendo o volume mais rápido.