Os cabelos quimicamente tratados sempre precisam de uma boa reconstrução para que a fibra capilar fique 100% recuperada após os processos. Coloração, escova progressiva, relaxamento, permanente - além dos agentes externos, como sol, poluição, secador e chapinha - são alguns dos procedimentos que causam danos aos fios, mas o tratamento com a máscara reconstrutora garante madeixas saudáveis.
Mas você já percebeu que seu cabelo fica enrijecido após a reconstrução? Não se desespere, porque isso é normal. O tratamento tem o intuito de devolver a massa capilar das madeixas, por isso age de forma mais profunda na estrutura do fio. O correto é hidratá-las logo depois de passar pelo procedimento.
Hidrate o cabelo após a reconstrução
Para não ficar com o cabelo enrijecido, o ideal é que na próxima lavagem você faça hidratação para repor a água dos fios, resultando em maciez e brilho. Lembre-se: a nutrição também deve estar em seu cronograma capilar! É ela que vai repor os nutrientes, proporcionando um tratamento completo para suas madeixas.
Seu cronograma capilar deve ser montado de acordo com a necessidade do seu fio. Tudo depende de quais procedimentos químicos você é adepta e o quão danificado está seu cabelo.
De quanto em quanto tempo devo fazer a reconstrução?
As mulheres com cabelos quimicamente tratados, principalmente aquelas que investem na coloração e retocam com frequência, a reconstrução uma vez por semana é o ideal. Quem passou por alisamentos, relaxamento, permanente e outros processos de transformação capilar, o tratamento pode estar em seu cronograma a cada 15 dias.
Não pense que quem tem cabelo virgem não precisa investir na reconstrução. Sol, poluição e uso de ferramentas de calor, como chapinha, secador, difusor e babyliss também prejudicam a fibra capilar. Nesse caso, o tratamento pode ser feito uma vez por mês ou até um pouco menos caso seus fios sejam muito danificados por conta da alta temperatura dos equipamentos.