Muitas mulheres acabam abandonando os fios loiros por conta da trabalheira que dá para mantê-los bonitos e saudáveis. Com isso, elas preferem escurecer os fios em casa e ir ao salão somente para puxar algumas mechas ou luzes para iluminar o visual. Tudo isso no mesmo dia. Mas será que esse montão de colorações vai danificar o cabelo? Conversamos com a cabeleireira Andrea Gomes, do Espaço Andrea Gomes, no Rio de Janeiro, e ela nos ensinou o melhor caminho para essa mudança.
“Fazer as duas químicas no mesmo dia é possível, desde que o cabelo esteja saudável. É muito importante observar se a elasticidade natural dos fios não está comprometida”, afirmou a profissional.
Aprenda a fazer o teste de elasticidade no seu próprio cabelo
1° passo: você precisará apenas retirar um fio de cabelo do topo da sua cabeça.
2° passo: segure-o nas duas pontas, como se estivesse enrolando um fio dental entre os dedos.
3° passo: tente puxá-lo levemente, antes que ele se quebre por conta da força.
Puxou e quebrou? Isso significa que seus fios ainda não estão preparados para a transformação.
Invista na reconstrução capilar antes de fazer a nova coloração
Segundo a cabeleireira, não vale a pena ficar na dúvida. Se suas madeixas estão visivelmente ressecadas, invista na reconstrução com queratina líquida um dia antes da coloração: “o tratamento vai tornar o cabelo mais resistente”, afirmou Andrea. Veja como fazer em casa para economizar, já que as mechas devem ser feitas por um profissional:
1° passo: lave os fios duas vezes com o shampoo sem sal para deixá-los bem limpos e sem resíduos de oleosidade.
2° passo: depois de lavar o cabelo com o shampoo e com ele ainda úmido, borrife a queratina líquida nas pontas e por todo o comprimento dos fios. Deixe o produto agir por 10 minutos até o próximo passo.
3° passo: para ficar com as madeixas ainda mais macias, deve-se aplicar a máscara concentrada sem enxaguar a queratina, fazendo assim, uma rápida hidratação. Espere de 3 a 5 minutos e, em seguida, enxágue.