Quase toda crespa passou por um processo de aceitação dos fios, seja a transição capilar ou até mesmo entender e saber lidar com o frizz e o volume. Então, é normal, que ao conseguir fios saudáveis e bem tratados no final dessa etapa de autoconhecimento, as donas de cabelos do tipo 4 ou 5 tenham um certo bloqueio em cortar as madeixas. Porém, você sabe quais são os efeitos da falta de corte nos crespos? Acompanhe a matéria para descobrir junto com a gente!
Cortar o cabelo regularmente vai deixá-lo mais bonito
Nem sempre a aparência de pontas desgastadas são um sinal de que o cabelo está danificado e precisando de nutrientes. Conforme o comprimento vai aumentando, as suas extremidades ficam mais antigas e prejudicadas que os fios mais próximo à raiz. Portanto, se você está percebendo que os tratamentos não funcionam tão bem quanto antes e que os resultados do seu crespo estão longe do esperado, pode estar na hora de cortar as madeixas. Pode ter certeza que isso não vai atrapalhar o crescimento e seus fios ficarão mais fortes.
Se livre dos cabelos embaraçados tirando as pontas
Os fios crespos são mais propensos a embaraçar do que os lisos, ondulados e cacheados. E essa característica se intensifica quando estão há muito tempo sem corte. Quando as pontas ficam mais finas e desgastadas, eventualmente, irão surgir os nós de fada. Esses nós, que se formam no próprio fio, são os principais responsáveis por cabelos difíceis de pentear ou que embolam com facilidade. Então, se o seu crespo está mais embaraçado do que o normal, corte as pontinhas.
Procure um profissional qualificado para tratar o seu crespo
Encontrar um bom cabeleireiro que seja especializado em cuidar de fios crespos vai fazer toda a diferença para o seu cabelo. Pesquise o trabalho dos profissionais da sua área, pode ser em plataformas como o Instagram, e converse com clientes que têm o cabelo parecido com o seu. Essas atitudes vão te deixar mais confortável para confiar suas madeixas para outra pessoa cuidar. E isso vai ser importante para a saúde capilar, porque nem tudo que os seus fios precisam você vai conseguir fazer em casa. Então, desapega desse medo para o bem do seu crespo, diva!