A hidratação é o melhor jeito de repor a água dos fios, devolvendo o brilho, a maciez e a sedosidade dos cabelos. No entanto, se a aplicação da máscara não for feita corretamente, você pode comprometer o resultado, deixando as madeixas pesadas e oleosas. Além disso, a forma como você prende os cabelos para esperar o tempo de pausa também interfere na ação do produto. Confira as dicas do Fique Diva para não errar no tratamento!
Aplique a máscara de hidratação somente no comprimento e nas pontas
Os cremes para hidratar os cabelos geralmente são bem concentrados, com ingredientes que agem profundamente nos fios. Para potencializar o efeito, também dá para misturar um pouco de óleo vegetal ao produto. Por isso, a aplicação da máscara não deve ser feita na raiz, para não aumentar a oleosidade da região.
O correto é aplicar apenas no comprimento e nas pontas, sem exagerar na quantidade, enluvando as mechas de cima para baixo. Para espalhar melhor, use os dedos e um pente largo, preferencialmente de madeira. Os cabelos precisam estar bem limpos para receber o creme, então lave-os somente com o shampoo. Também é importante retirar o excesso da água dos fios, para que absorção do creme seja mais eficiente.
Faça um coque baixo para esperar o tempo de pausa
Depois que você aplicou o produto direitinho, é automático fazer um coque alto pra esperar a ação da máscara, certo? Pois saiba que, desse jeito, você pode colocar tudo a perder! Quando você prende os cabelos no topo da cabeça, o creme escorre e penetra no couro cabeludo, deixando os fios mais pesados e oleosos.
A dica é enrolar os fios e fazer um coque bem baixinho, na altura da nuca. Assim, os nutrientes ficam concentrados apenas no comprimento e você não corre o risco de alterar o resultado do tratamento. Ah! E você pode usar uma fonte de calor, como toucas térmicas e plásticas, para facilitar a penetração do creme e acelerar a hidratação.
Ao retirar o produto, enxágue bem para não ficar nenhum resíduo
Após esperar a ação do produto, é hora de retirar o creme dos cabelos. E é para tirar tudo, hein! Caso fique algum resíduo, você pode achar que o tratamento não funcionou, mas, na verdade, o problema está na maneira como você enxágua as madeixas.
Em primeiro lugar, a água precisa estar fria, pois é a temperatura ideal para selar as cutículas do cabelo, “segurando” a hidratação e dando mais brilho aos fios. Depois, verifique se você retirou todo o creme, para só então secar e finalizar como de costume. É bom deixar as madeixas secarem naturalmente após a finalização, mas, se for usar secador e chapinha, não esqueça de proteger os fios com um produto termoativado. Pode apostar que os seus cabelos ficarão com muito mais balanço e bem macios!