A paixão por fios longos é quase cultural no nosso país e muitas meninas procuram acelerar o processo de crescimento do cabelo. Seja por um corte que ficou curto demais, quebra devido à química ou apenas para aumentar o comprimento, entrar no projeto rapunzel requer uma rotina de cuidados capilares com o objetivo de fortalecer as madeixas e principalmente o couro cabeludo. Não existe fórmula mágica para atingir o crescimento, mas é importante recuperar a saúde capilar e resolver qualquer falta de nutrientes antes de partir para o projeto rumo ao cabelão.
Qual o máximo de crescimento que o fio pode atingir?
Antes de começar a buscar o crescimento capilar é importante saber como ele funciona e os limites do cabelo para não ter nenhuma decepção. Normalmente, um fio cresce até 1,5 cm por mês e algumas coisas podem prejudicar o crescimento natural, o que faz o ganho mensal de comprimento ser inferior. Os principais responsáveis por isso são alterações hormonais, falta dos nutrientes necessários na alimentação, caspas e dermatites no couro cabeludo. O crescimento máximo que você pode atingir, com a resolução desses problemas e a recuperação dos nutrientes que a raiz precisa, é de até 2,4 cm por mês.
Massagem estimulante com óleos vegetais
O primeiro item que vai fazer a diferença nos seus cuidados são os óleos vegetais. Podem ser usados para potencializar o efeito das máscaras de hidratação ou apenas para repor a oleosidade perdida por fios mais secos. Fazer umectações juntamente com as massagens estimulantes vão ativar a circulação no couro cabeludo, estimulando a produção de mais fios.
Os óleos vegetais são bem baratos, fáceis de encontrar e cada um pode agir de maneira diferente. O óleo de rícino, por exemplo, é antibactericida e ajuda no controle de infecções, como as capas e dermatites citadas anteriormente.
Aposte no cronograma capilar e entenda os sinais do cabelo
Juntamente com os óleos, uma boa opção para fazer com que as madeixas ganhem comprimento é apostar em um bom cronograma capilar. Nesse caso em específico, não é necessário seguir os modelos prontos que circulam pela internet. Você pode observar as necessidades do seu cabelo e ver quais tratamentos dão maior retorno aos fios, porque quando isso acontece é sinal de que alguma deficiência foi resolvida. Então procure investir em um creme de hidratação, um de nutrição e um de reconstrução. Com apenas esses três produtos e o óleo é possível alcançar bons resultados. E você sempre pode incrementá-los com receitas caseiras.