A hidratação, a nutrição e a reconstrução são três tratamentos muito importantes para manter a saúde capilar. E esses processos podem ser feitos em qualquer tipo de cabelo, dependendo da necessidade do fio. Pode ter certeza, um ou mais desses métodos será perfeito para devolver a força e a maciez para as suas madeixas, mas como muita gente confunde os três, o Fique Diva preparou um guia para você não ter mais dúvidas. Vem com a gente!
A hidratação devolve água aos fios
Todo mundo precisa de hidratação, até quem tem os fios mais saudáveis. O tratamento faz com que as madeixas fiquem mais soltas e macias, já que devolvem a água para os cabelos. Se você está com os fios ressecados, armados e que embaraçam muito fácil, invista nesse primeiro passo.
A hidratação deve ser feita, mais ou menos, duas vezes por semana e pode ser em casa mesmo, com máscaras de tratamentos específicas ou até misturinhas caseiras de produtos naturais.
Nutrição alimenta as madeixas
A função da nutrição é devolver lipídios aos fios, ou seja, responsáveis pela oleosidade. Não tenha medo dessa palavra! As madeixas precisam do óleo produzido naturalmente no nosso couro cabeludo, que funciona como um hidratante e ajuda a mantê-las saudáveis. Se você está percebendo que os fios estão desalinhados, sem balanço e com frizz, eles precisam de nutrição.
É uma etapa muito importante para os cabelos cacheados e crespos, que são naturalmente ressecados. O tratamento pode ser feito com máscaras concentradas ou com óleos vegetais. No caso da segunda opção, o procedimento é chamado de umectação capilar.
A reconstrução repõe as proteínas do cabelo
Essa etapa é muito importante para quem está percebendo que o cabelo está muito danificado, geralmente após o uso de químicas. É um tratamento feito com queratina líquida. Não estranhe se na hora se suas madeixas ficarem meio duras após o uso do produto, porque é assim mesmo. Mas não exagere! Se usado em excesso, ela pode causar a quebra dos fios.
A reconstrução á uma etapa de tratamento profundo, que repõe proteína e repara os danos da fibra capilar, causados por colorações, alisamentos e outras químicas.
Hidratação + Nutrição + Reconstrução = Cronograma capilar
Juntar esses três tratamentos em uma agenda específica se chama cronograma capilar. Criar esse planejamento de acordo com as necessidades dos fios ajuda muito manter os cabelos saudáveis. Agora que você já sabe a diferença entre esses processos, bora montar seu cronograma capilar?