Fique Diva - Qual a diferença do cabelo cacheado e ondulado?

11/04/2018 / Publicado por Marina Couto

Qual a diferença do cabelo cacheado e ondulado?

A diferença entre o cabelo ondulado e cacheado é que o primeiro não forma cachos e é classificado como tipo 2 na tabela de curvatura, enquanto o segundo é mais definido e se enquadra no tipo 3

A diferença entre o cabelo ondulado e cacheado é que o primeiro não forma cachos e é classificado como tipo 2 na tabela de curvatura, enquanto o segundo é mais definido e se enquadra no tipo 3

A principal diferença entre um cabelo cacheado e ondulado é a curvatura dos fios, que pode ser mais aberta ou mais fechada. No entanto, mesmo que pareça uma explicação simples, muita gente ainda tem dúvidas sobre os dois tipos. Afinal, como saber a curvatura de cada um? Os cuidados podem ser os mesmos? Saiba como identificar cada um deles e o que fazer para cuidar de cada textura.

Os cabelos ondulados são classificados como tipo 2

Na tabela de curvatura do cabelo, os fios são classificados do número 1 ao 5, e cada um deles possui subcategorias, que vai do A ao C. Os ondulados se enquadram na categoria 2 e as ondas podem ser mais abertas ou mais fechadas (2A, 2B ou 2C).

Quando elas são mais abertas, como o 2A e o 2B, os fios costumam ficar mais indefinidos, podendo até mesmo ser confundido com um cabelo liso. É por isso que muitas mulheres acabam recorrendo a chapinha para alinhar as madeixas. Já no tipo 2C, as ondas são mais marcadas e volumosas, mas ainda assim não formam cachos.

Como faz para definir o cabelo ondulado?

Como foi dito acima, os fios que são do tipo 2A quase não formam ondas, mas ainda assim eles não são totalmente lisos. É por isso que quem tem os cabelos ondulados desse jeito não sabe muito bem como lidar com as madeixas sem ter que alisá-las de vez.

Nesse caso, alguns truques podem ajudar, se a intenção for deixar os cabelos com ondas mais marcantes. A primeira dica é trocar a chapinha pelo babyliss, mesmo que você não tenha tanta habilidade com a ferramenta. É só passar pouco de condicionador na lavagem e caprichar no spray fixador depois de manusear o aparelho, que seus cachos irão durar mais tempo. Além disso, vale também apostar na gelatina, que é perfeita para segurar as ondas naturais.

 

As cacheadas estão na categoria 3 da tabela de curvatura

A diferença do cabelo ondulado para o cacheado é que o segundo forma uma curva mais definida, uma espiral completa, e por isso ele se enquadra na categoria 3 na tabela de curvatura (os tipos 4 e 5 já são crespos).

No entanto, assim com as ondas, os cachos também podem ser mais abertos ou mais fechadinhos, variando entre 3A, 3B e 3C. Isso não significa, porém, que os cachos não possam ter mais de uma textura. Se isso acontece com você, então não abra mão dos cuidados com os fios e aproveite as técnicas de texturização para deixá-los mais definidos e volumosos.

 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram