Fique Diva - Qual a diferença entre máscara e condicionador?

10/04/2018 / Publicado por Marina Couto

Qual a diferença entre máscara e condicionador?

A máscara concentrada e o condicionador possuem ações diferentes nos cabelos, mas, dependendo do seu tipo de fio, você pode substituir um pelo outro

A máscara concentrada e o condicionador possuem ações diferentes nos cabelos, mas, dependendo do seu tipo de fio, você pode substituir um pelo outro

Mesmo que você não seja a louca dos produtos de cabelo, alguns itens são essenciais para manter na rotina. Além do shampoo e do condicionador, usados durante a lavagem, a máscara concentrada também é importante para deixar os fios hidratados e macios. Só que muita gente ainda se confunde em relação aos cremes. Será que tem diferença entre condicionador e máscara? Pode substituir um pelo outro? Saiba mais aqui no Fique Diva!

O condicionador é recomendado para uso diário

Ao lavar os cabelos, o shampoo e o condicionador formam a dupla perfeita. Enquanto o shampoo limpa os fios e age no couro cabeludo, o produto condicionante atua na cutícula no cabelo, nutrindo as madeixas e ajudando no desembaraço.

Para usá-lo da melhor forma, a dica é maneirar na quantidade e concentrá-lo apenas no comprimento e nas pontas. Se passar o condicionador na raiz, eles podem entupir os poros e deixar os fios oleosos. Também é bom deixar o produto agir por 3 minutos antes de enxaguar, para potencializar o efeito.

A máscara concentrada atua na fibra capilar

Assim como o condicionador, a máscara concentrada também dá maciez aos cabelos, no entanto a sua ação é bem mais profunda. Ela age diretamente na fibra capilar, repondo a água perdida e minimizando o ressecamento dos fios.

Além disso, existem diferentes máscaras para cada necessidade. Tem as mais comuns, que podem ser usadas uma vez por semana para hidratar as madeixas. Outras são mais nutritivas, indicadas para quem está com os fios mais ressecados e precisam turbinar a hidratação. E tem as versões reconstrutoras, à base de queratina, que ajudam a repor a massa capilar dos cabelos que passaram por algum procedimento químico e estão muito frágeis.

 

Dá para substituir o condicionador pela máscara?

Dá sim, mas isso vai depender do seu tipo de fio e da sua rotina de lavagens. Se você tem os fios mais secos e só o condicionador não dá conta, você pode trocar um pelo outro, desde que você também pegue mais leve com as lavagens. Afinal, não tem necessidade de lavar os cabelos todos os dias.

Já se os seus fios são virgens, são mais oleosos ou não estão necessitando de uma hidratação tão potente assim, dá para ficar apenas no condicionador na hora da lavagem. Ah! E nada de deixar nenhum dos produtos nos fios, hein! Depois da lavagem, aposte nos cremes para pentear para manter a hidratação dos cabelos no dia a dia.

 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram