Adotar um animal de estimação é um grande passo quando o assunto é responsabilidade. Antes de levar o cachorro para casa, você precisa pensar em questões não só financeiras, mas também de rotina. É uma experiência incrível ter um cãozinho para chamar de seu, mas você - e quem mora na sua residência - precisa estar preparado para receber o novo integrante da família, para assim oferecer um lar mais confortável e amoroso para o cachorro.
1- Quem mora com você aceita a ideia de ter um novo integrante na família
Se você não mora sozinho, é necessário que converse com os outros moradores da sua casa para saber se eles aceitam a presença do novo integrante da família. Afinal, o cachorro irá conviver com todas as pessoas e vai mexer com a dinâmica e organização da casa.
2- Esteja preparado para lidar com os gastos
Existem gastos que são ocasionais como: consultas do veterinário, exames, acessórios, um hotel, caso você não tenha com quem deixar o bichinho se for fazer uma viagem… E existem os custos de rotina como alimentação, vacinas, banho e tosa. Tudo isso tem que estar no seu planejamento antes de adotar o animal de estimação.
3- Você terá que ter paciência para educá-lo
Nenhum cachorro vem treinado sabendo que tem que fazer as necessidades no jornal colocado na área de serviço. Você terá que ensiná-lo a fazer isso. Um pouco de paciência é bom, já que em alguns momentos pode acontecer do seu tapete ser vítima do novo morador da casa. Mas com um pouco de treino e limites, tudo vai dar certo!
4- Escolha um cão que tenha a mesma energia que você
Cada cão tem uma energia diferente. Alguns são mais agitados e, outros, mais calmos e tranquilos. Escolha um pet que tenha um disposição parecida com a sua, afinal, isso vai afetar diretamente o animal. Se ele for enérgico, o ideal é que você leve ele para passear algumas vezes, para ele poder gastar essa energia correndo livremente e não comendo seus chinelos.
5- Tenha certeza do que você está fazendo
O animal também tem sentimentos. Assim como você não gosta de se sentir abandonado ou sozinho, ele também não gosta. Tenha certeza que você pode cuidar do cãozinho e ficar com ele durante seu tempo de vida antes de adotá-lo.