Os cabelos cacheados e crespos sofrem com o ressecamento natural, já que o formato impede que a oleosidade chegue até as pontas. Com isso, ter cachos bem tratados e definidos requer dedicação e uma série de cuidados especiais. O problema é que a grande maioria das mulheres ainda não sabe como cuidar corretamente das madeixas, ainda mais quando os fios são enrolados. Se você é uma delas e não sabe por onde começar, o Fique Diva vai te dar 10 dicas para você conseguir os cachos perfeitos.
1 - Não descuide do seu couro cabeludo
É onde tudo começa. Se ele estiver bem cuidado e protegido, os seus fios irão crescer mais fortes e mais saudáveis. Por isso, ao lavar as madeixas, escolha shampoo e condicionador sem sal e use apenas as pontas do dedos para massagear a região. Vale lembrar que o condicionador e produtos finalizadores, como creme para pentear, leave-in ou óleo de argan, devem ser usados somente no comprimento e nas pontas dos cabelos, ok?
2 - Lave os cabelos com água morna e dê uma ducha com a fria
A alta temperatura da água é grande vilã dos cabelos, principalmente os crespos e cacheados, que sofrem com o ressecamento. Então, fica a dica: comece a lavagem com a água morna e termine com a fria. A água morna vai tirar o excesso de oleosidade produzida pelo couro cabeludo, enquanto a fria fecha a cutícula dos fios, dando mais brilho e diminuindo o frizz.
3 - Toalha de microfibra e pente de madeira são acessórios indispensáveis
Você sai do banho, pega uma toalha convencional, esfrega os fios e enrola as madeixas como um turbante? Esse hábito é muito comum, mas detona demais os seus cachinhos. Para secar, use uma toalha de microfibra ou mesmo aquela camisa de algodão esquecida no armário e retire a umidade amassando delicadamente os fios.
Outro acessório indispensável para as cacheadas é o pente com dentes largos. Ele quebra menos os fios e ajuda a manter a forma das molinhas. Além disso, a melhor opção é também é o pente de madeira, por gerar menos frizz. Para as que amam um black power, vá de pente garfo para garantir o volumão.
4 - Invista em um cronograma capilar já!
A agenda de tratamentos precisa fazer parte da sua rotina! Ela vai recuperar os fios danificados, devolvendo a maciez e o brilho. São três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução, que você pode fazer sozinha em casa. Quanto à frequência de cada fase, ela vai depender das necessidades do seu cabelo.
5 - Todo cabelo precisa de hidratação
Seguindo um cronograma capilar ou não, é fundamental hidratar os cabelos, no mínimo, uma vez por semana. É um tratamento contínuo, que vai repor a água perdida por conta dos agentes externos, como sol e poluição, e processos químicos em geral. Você só precisa de uma máscara concentrada hidratante, para aplicá-la nos fios úmidos durante o banho, depois do shampoo. Vale lembrar que o condicionador deve ser o último passo na hora da lavagem, pois ele fechará a cutícula do fio para preservar a hidratação.
6 - Faça uma nutrição com óleos vegetais
Todas as etapas do cronograma são importantes, claro, mas a nutrição é a ideal para cabelos crespos e cacheados, pois é ela que repõe os lipídios. Para deixar o tratamento ainda mais potente, invista na umectação com óleos vegetais. O óleo de coco é um dos preferidos, pois consegue agir profundamente no fio, devolvendo o brilho, a sedosidade e a maciez.
7 - A reconstrução capilar é perfeita para os cabelos quimicamente tratados
Para quem passou por algum processo químico, é normal que o cabelo fique bastante prejudicado caso você não tenha uma rotina de cuidados correta. Essa é a hora de você apostar na reconstrução para recuperar as madeixas. O tratamento pode ser feito de duas maneiras: com máscaras reconstrutoras ou com a queratina líquida. Ele vai te ajudar a reverter o efeito quebradiço, revitalizar as fibras, além de trazer de volta a elasticidade e a maciez dos seus cabelos.
8 - Não esqueça do protetor térmico ao usar secador e chapinha
Muitas cacheadas usam o difusor para secar as madeixas, ou mesmo a chapinha, para mudar o estilo. Independentemente da ferramenta que você usa, não esqueça de usar produtos termoativados para proteger os seus fios. Dessa forma, você evita o ressecamento, além de deixá-los mais resistentes à quebra.
9 - A texturização deixa os cachos mais definidos
Se você tem dificuldades para definir os seus cachinhos, que tal conhecer algumas técnicas de texturização? Bigudins, coquinhos, twist e até papel higiênico podem te ajudar a modelar melhor as suas madeixas. Faça um teste com cada um deles e veja o que melhor combina com você!
10 - Já pensou em fazer uma transição capilar?
Uma das grandes dificuldades em cuidar dos cabelos é saber lidar com o formato deles. Isso acontece, principalmente, com quem alisou por muito tempo e não conhece mais a sua verdadeira textura. A transição capilar pode ser difícil, mas vale a pena passar por ela para ter os seus cachos de volta. Se não tiver paciência de esperar, o big chop é a melhor opção. Arrisque!