Nesse clima de crise que estamos vivendo atualmente, qualquer gasto fora do planejado pode se tornar uma verdadeira tempestade. Isso porque as pessoas não têm o hábito de economizar e precisam se virar para dar conta de todas as despesas do mês. Se você é daquelas que vivem no vermelho, mas não vê a hora de mudar essa paleta de cor, temos uma dica para você - na verdade, cinco! Confira:
1 - Anote todos os seus gastos durante o mês
Para quem está a fim de economizar dinheiro, a primeira coisa é saber para onde ele está indo. Por isso, faça o seguinte teste: durante um mês, anote todas as despesas que você teve ao longo dos 30 dias.
E é para anotar tudinho mesmo, desde a conta de luz até mesmo o chocolate baratinho que comprou no transporte. Você vai perceber em que está gastando mais sem tanta necessidade e conseguir cortar essa despesa (ou, pelo menos, dar uma diminuída).
2 - Estipule um valor para gastar com as blusinhas
A vida não é só trabalhar e pagar contas, não é mesmo? Então, antes que você fique triste achando que vai ter que parar de comprar suas blusinhas, fica tranquila. Você pode sim usar o seu dinheiro da forma que bem entender, mas, se a pedida é economizar, que tal estipular um valor para esses gastos?
Desse jeito, você não deixa de comprar o que tem vontade, mas consegue se controlar financeiramente com as roupas novas - ou qualquer outra coisa que você tenha vontade de comprar. Pense nisso!
3 - Leve marmita e planeje as suas refeições da semana
O que que a comida tem a ver com economia de dinheiro? Tudo, ora! É que muita gente, por não se planejar com as refeições da semana, acaba comendo fora e, com isso, gastando mais do que deveria. Além de ser mais econômica, levar a própria marmita é um jeito de se alimentar melhor.
Para quem não tem muito tempo ou mesmo vontade de ficar cozinhando ao longo da semana, a dica é tirar um dia para organizar as refeições da semana e congelar as porções. Depois, é só tirar da geladeira e esquentar. Você evita desperdício de comida e ainda vai notar a diferença no bolso!
4 - Pesquise sempre antes de comprar qualquer coisa
Um dos motivos para muita gente não conseguir economizar é comprar por impulso. O discurso de “eu tenho que” ou “eu preciso de” é tão forte que você nem pensa se você realmente precisa daquilo. Nesse caso, pesquise bem antes de sair passando o cartão para não chorar na hora da fatura.
Dependendo do que seja, procure em outros lugares, compare os preços, pergunte se vale a pena o custo para alguém que também já tenha comprado, enfim, avalie se você está fazendo uma boa compra. Às vezes, o barato sai caro mesmo!
5 - Dê um tempo no cartão de crédito e prefira comprar à vista
É difícil, sabemos, porque “passar no cartão” é um gesto quase que automático, dá aquela sensação de que você pode tudo. Poder você pode, sim, resta saber se vai poder bancar esse gasto quando as contas chegarem. E é aí que muita gente se enrola!
Para evitar esse desespero e as dívidas, dê um tempo no cartão de crédito, principalmente nas compras mais corriqueiras. É mais seguro determinar uma meta (exemplo: “quero comprar tal coisa”), juntar um pouquinho todo mês e comprar à vista. Nada de gastar aquilo que você não tem!