Deixar o cabelo platinado não é nada fácil. Quem decide pintar os fios nessa cor tem que estar preparada para um longo dia no salão de beleza, principalmente, se as madeixas forem muito escuras. O processo é demorado, pode arder e o resultado final também não fica como o esperado logo de primeira, mas bem-vinda ao mundo das loiras! O Fique Diva vai te contar sobre tudo o que acontece no dia em que você for ficar platinada e garantimos que vai valer a pena!
1 - Saiba como platinar o cabelo: conheça os tratamentos específicos
O cabelo platinado requer cuidados muito especiais. Você já deve saber que a descoloração resseca os fios, além desse tipo de loiro amarelar com facilidade. O importante é estar preparada para investir em novos produtos e ter uma rotina de tratamentos específica para deixar seu loiro sempre saudável.
2 - Escolha bem o cabeleireiro para fazer seu cabelo platinado
Vale de tudo! Entrar em site de salões de beleza para buscar referências do profissional, ver outros trabalhos dele (o Instagram é um ótimo meio), perguntar para amigas que também já platinaram o cabelo. Você precisa estar certa de que o colorista escolhido sabe o que faz, para não correr o risco de se arrepender depois.
3 - Pode demorar algumas horas para conquistar o cabelo platinado
Platinar o cabelo demora, viu? Principalmente se você tiver os fios escuros. Se marcou o salão pela manhã, tome um café reforçado e leve algumas comidinhas na bolsa para aguentar as longas horas que virão pela frente. Mas, relaxa diva! Separa aquele livro que você tanto queria ler, baixa aquela série que todo mundo está falando e aproveita para colocar a matéria em dia, hein?
4 - O couro cabeludo pode ficar um pouco sensível ao platinar o cabelo
Quem já pintou o cabelo em casa sabe que é primordial fazer o teste de mecha e a prova de toque. É claro que seu cabeleireiro também vai fazer os dois procedimentos (se não fizer, exija), mas não se assuste, porque mesmo se você não tiver nenhuma alergia, seu couro cabeludo vai arder por causa da descoloração.
5 - Platinar o cabelo pode danificar os fios
É comum que o fio acabe ressecando um pouco além do costume. Isso acontece porque a descoloração acaba abrindo e desgastando as cutículas do fio, principalmente se o cabelo for castanho médio ou escuro. Os fios ficam muito fragilizados após a descoloração e para evitar os temidos cabelos elásticos, a dica é apostar na umectação noturna antes da descoloração para criar uma camada de proteção nas madeixas e diminuir o desgaste ao fio.
Para as platinadas de cabelo liso, é recomendado ficar alguns dias sem lavar o cabelo para que a oleosidade natural proteja as madeixas depois da química agressiva. Para as crespas e cacheadas, a dica é não deixar a babosa de lado já que o ingrediente é multifuncional e recupera as madeixas ressecadas.
Dica de diva: tenha a máscara de Hidratação Milagrosa com água de coco + extrato de babosa ao seu lado para dar um chega para lá nas pontas ressecadas!
6 - Após platinar o cabelo, use o shampoo desamarelador uma vez por semana
Agora que você é platinada, o shampoo desamarelador será seu melhor amigo! O produto pode ser usado uma vez por semana e ele serve para tirar aquele terrível amarelado dos fios loiros. Siga as instruções para não correr o risco de manchar os cabelos e reforce na hidratação depois de usar o cosmético para evitar o ressecamento.
7 - Banho de brilho mantém o aspecto saudável no platinado
Além do shampoo desamarelador, o banho de brilho também é uma boa saída para manter o platinado qual a cor correta. Muito cuidado na hora de escolher a nuance, pois ela tem que ser compatível com a do seu loiro. Se precisar, peça ajuda ao seu cabeleireiro.
8 - O retoque da raiz do cabelo platinado varia de acordo com o gosto de cada diva
Existe a opção de fazer o cabelo platinado com a raiz escura, mas se você não escolheu essa opção, saiba que vai precisar fazer o retoque de 15 em 15 dias, principalmente, se seus fios forem muito escuros. Esse é outro ponto para se atentar antes de pintar o cabelo com a cor, a visita ao cabeleireiro é mais frequente.