Fique Diva - Queratina: como usar o ingrediente em diferentes tipos de cabelos?

29/07/2020 / Publicado por Ariel Borges

Queratina: como usar o ingrediente em diferentes tipos de cabelos?

Descubra qual é a necessidade da queratina na rotina de cuidados com o seu tipo de cabelo (Foto: Instagram @eman)

Descubra qual é a necessidade da queratina na rotina de cuidados com o seu tipo de cabelo (Foto: Instagram @eman)

A queratina é uma das principais proteínas presentes em qualquer tipo de cabelo. Ela é responsável por manter as suas madeixas fortes, mas no dia a dia, principalmente depois de processos químicos, a fibra capilar vai perdendo esse componente importante. Por isso, a reposição é tão necessária: sem queratina, seu cabelo pode ficar fraco, quebradiço, ressecado e com bastante frizz. 

Além disso, sem essa proteína as cutículas dos fios podem ficar permanentemente abertas, tornando mais difícil que a hidratação e a nutrição de outras etapas do cronograma capilar tenham a eficácia prolongada. Por isso, é sempre interessante saber como fazer a reconstrução capilar com queratina de acordo com o seu tipo de cabelo. Hoje, o Fique Diva vai te mostrar como fazer isso. Dá uma olhada! 

Reconstrução capilar com queratina: cabelos naturais precisam do cuidado

Muita gente acha que a reposição de queratina é uma necessidade exclusiva dos cabelos quimicamente tratados, mas os fios naturais também precisam desse cuidado. O que vai variar, nesse caso, é a frequência: cabelos virgens e saudáveis precisam da reconstrução capilar apenas uma vez no mês. Ela pode ser feita com o creme de tratamento concentrado com a queratina líquida

Dica de diva: sempre alie a queratina líquida a uma hidratação para evitar o enrijecimento excessivo do fio. O passo a passo é simples: você vai aplicar a versão líquida da proteína nos fios, aguardar 15 minutos, aplicar uma máscara de hidratação por cima e enxaguar tudo junto no final. 

A queratina precisa fazer parte do dia a dia de fios coloridos

Quem tem o costume de pintar o cabelo sabe que os cuidados precisam ser frequentes, principalmente se a tonalidade escolhida for uma das mais claras. Como, nesses casos, o retoque deve ser constante, o ideal é manter as reconstruções capilares de duas em duas semanas. Entre elas, invista sempre nas hidratações e nutrições que também são importantíssimas para que o cabelo colorido permaneça saudável. 

Queratina para cabelos com alisamento e relaxamento: a reposição da proteína deve ser frequente

Uma outra forma de tratar dos cabelos quimicamente é com alisamentos e relaxamentos. Feitos para mudar a estrutura do fio (mesmo que de forma bem suave), esses processos podem danificar a estrutura capilar se não forem feitos com o intervalo ideal de, no mínimo, três meses. Ainda assim, é possível ter um cabelo saudável sendo alisado ou relaxado. Nesses casos, você vai precisar da reconstrução capilar com máscara ou queratina líquida a cada duas ou três semanas. O intervalo pode variar de acordo com a necessidade dos fios. 

Cabelos danificados precisam de queratina para voltarem a ser saudáveis

Não importa a causa do dano: o primeiro cuidado de que o seu cabelo vai precisar quando estiver danificado é a reconstrução capilar. Nesse caso, o intervalo indicado é ainda menor: as reposições de queratina devem acontecer semanalmente até o cabelo ficar forte. Depois disso, aumente para a frequência quinzenal. No momento de tratamento mais intensivo também é válido investir em outros tratamentos e fazer uma pausa no uso de ferramentas de calor e no retoque de químicas.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram