Fique Diva - Queratina líquida: 7 dúvidas sobre o produto para todos os tipos de cabelo

30/08/2021 / Publicado por Carolina Gandra

Queratina líquida: 7 dúvidas sobre o produto para todos os tipos de cabelo

Confira 7 dúvidas respondidas sobre queratina líquida! (Foto: Instagram @africanjawn)

Confira 7 dúvidas respondidas sobre queratina líquida! (Foto: Instagram @africanjawn)

A queratina para cabelo é essencial para recuperar a vida dos fios (Foto: Instagram @foreverflawlyss)

A queratina para cabelo é essencial para recuperar a vida dos fios (Foto: Instagram @foreverflawlyss)

A queratina líquida é um produto formulado para repor a queratina perdida (Foto: Instagram @anniegoukcurlygirl)

A queratina líquida é um produto formulado para repor a queratina perdida (Foto: Instagram @anniegoukcurlygirl)

A queratina é uma proteína formada por aminoácidos que constitui grande parte dos fios (Foto: Instagram @hairlicious)

A queratina é uma proteína formada por aminoácidos que constitui grande parte dos fios (Foto: Instagram @hairlicious)

A máscara de reconstrução é um produto que pode substituir a queratina líquida (Foto: Instagram @themiaamoore)

A máscara de reconstrução é um produto que pode substituir a queratina líquida (Foto: Instagram @themiaamoore)

Você sabia que a queratina líquida é um produto importantíssimo para a saúde do cabelo? A queratina é uma proteína capaz de fazer a reconstrução capilar e garantir que os fios continuem saudáveis, brilhantes e livres de danos. Antes de investir no produto que repõe a queratina, é possível que apareçam dúvidas sobre o assunto, como, por exemplo, quando usar, como fazer, se pode deixar a queratina no cabelo, entre outras perguntas.

Para te ajudar, o Fique Diva respondeu 7 dúvidas sobre a queratina líquida. Dá uma olhada!

1. O que é queratina?

A queratina para cabelo é uma proteína composta por aminoácidos que o próprio organismo produz, e constitui cerca de 90% dos fios. Muita coisa, né? Os cabelos ricos em queratina são fortes, resistentes e saudáveis. Infelizmente, desde mudanças naturais do organismo até processos químicos podem enfraquecer o desenvolvimento da queratina, que precisa ser reposta por meio de tratamentos, como a queratina líquida ou máscaras de reconstrução com o ativo na composição, por exemplo.

2. Para que serve e como usar a queratina líquida?

A queratina líquida é um produto especialmente formulado para repor a queratina perdida em todos os tipos de cabelos. Mesmo que o cabelo esteja saudável, ele ainda precisa de reposição de queratina, mas em uma frequência menor do que em cabelos muito danificados. Quando o ativo é devolvido aos fios, os resultados são um cabelo recuperado, livre de danos e fortalecido.

Como usar queratina líquida no cabelo?

Usar a queratina líquida é um processo rápido e super fácil! Tudo o que você precisa é de uma máscara de reconstrução ou da queratina líquida e um creme de hidratação para aplicar depois da queratina líquida. A reconstrução com queratina para cabelo costuma deixar os fios um pouco enrijecidos após o uso, então o creme de hidratação é perfeito para promover a maciez dos fios.

Se você não tiver uma boa queratina líquida em mãos, a nossa sugestão é a Queratina Líquida de Niely Gold, que além de recuperar os fios, também garante cabelos encorpados, leves e soltos! Veja o passo a passo de como usar a queratina líquida:

1º passo: lave os cabelos com shampoo e retire o excesso de água dos fios;

2º passo: com o cabelo úmido, separe as madeixas em mechas e borrife a queratina líquida no comprimento e nas pontas;

3º passo: deixe a queratina líquida agir por 10 minutos e, após o tempo de pausa, aplique o creme de hidratação;

4º passo: deixe a queratina e o creme de hidratação agirem por 3 minutos e enxágue em seguida;

5º passo: finalize com o condicionador, enxágue o produto e pronto!

Dica de Diva: a reposição de queratina também pode ser feita com uma máscara de reconstrução para um tratamento que tenha outros ativos benéficos aos fios! A nossa sugestão é a máscara Reconstrução Potente, de Niely Gold. O produto conta com MAXQueratina-V, um composto de proteínas e aminoácidos que recuperam a fibra, e extrato de bambu, que tem propriedades hidratantes e fortalecedoras.

3. Quando usar a queratina no cabelo?

Se o seu cabelo passou por algum procedimento químico, como coloração e alisamento, é essencial que a reposição de queratina seja feita pelo menos a cada 15 dias. Se ele estiver muito danificado, você pode fazer uma vez por semana, e diminuir a frequência quando houver uma melhora dos fios.

Até mesmo cabelos saudáveis e naturais precisam da reposição de queratina, já que qualquer atitude que fecha a cutícula do fio, como pentear os cabelos, provoca gradualmente a perda da queratina. No dia a dia, os cabelos dão alguns sinais de que precisam de reposição de queratina, como os casos de fios fragilizados, porosos, sem brilho e com pontas duplas. No caso de cabelos saudáveis, a queratina líquida pode ser aplicada nos fios uma vez por mês para não sobrecarregá-los.

4. Como repor a queratina do cabelo?

A reposição de queratina para cabelo pode ser feita pela reconstrução capilar ou pela cauterização. A reconstrução é a forma mais conhecida de repor queratina aos cabelos danificados, com a aplicação de uma máscara de reconstrução ou da queratina líquida em casa. Já a cauterização é um processo que, para não ocorrer erros, deve ser feita por um profissional, tá? Ela consiste em aplicar a queratina líquida nos fios e logo em seguida passar uma chapinha na temperatura e da maneira certa. Em casa, a reconstrução é o tratamento mais seguro para repor a queratina do cabelo.

5. Pode colocar queratina líquida no creme de hidratação?

Sim! Para um tratamento bem rápido, a queratina líquida pode ser incluída tanto no creme de hidratação quanto no de nutrição. A quantidade de produto varia para cada comprimento de cabelo, mas o tempo de pausa pode ser o mesmo do creme de tratamento (entre 3 a 5 minutos), com o enxágue em seguida. A combinação da máscara com a queratina líquida ajuda também a diminuir o efeito enrijecedor da proteína! Mas saiba que se você quer um tratamento mais profundo, o passo a passo tradicional é o mais recomendado, com a máscara de tratamento logo após o uso da queratina líquida.

6. Pode passar chapinha no cabelo com queratina?

Sim! A chapinha é importante para selar as cutículas dos fios, para que a queratina seja absorvida pela fibra capilar e o resultado seja um cabelo recuperado e saudável. Esse processo é chamado de cauterização, e deve ser feito com muito cuidado e por um profissional para que seja eficaz. Isso porque se a temperatura da chapinha não estiver adequada e se o procedimento for feito de maneira errada, a queratina pode não penetrar na fibra capilar e sair pela água na próxima lavagem. Por isso, busque ajuda de uma cabeleireira de confiança para fazer o procedimento, tá, diva?

7. Pode deixar a queratina nos cabelos?

Não! É importantíssimo que a queratina líquida não tenha um tempo de pausa maior do que o recomendado na embalagem e que tenha um enxágue abundante e com água corrente. Se a queratina líquida for deixada nos fios por mais tempo que o necessário, o resultado pode ser totalmente oposto: um cabelo quebradiço, rígido e sem brilho. O tratamento profundo é o suficiente para reconstruir o cabelo dentro do tempo determinado e, por isso, não é necessário deixar a queratina líquida por mais minutos no cabelo do que o indicado.

 

Ver mais:

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram