Fazer comprar na internet é muito fácil, é só clicar e comprar. Porém, nem sempre essa facilidade toda dá certo. Quando o formato da peça é diferente do que estamos acostumadas ou a cor e o tecido não é o que imaginamos, até bate aquela tristeza, e as maravilhas da internet perdem o brilho. Porém, existem algumas coisinhas simples que você pode fazer para evitar alguns desses erros.
Procure a tabela de tamanhos no site
Uma dificuldade que todo mundo tem na hora de comprar peças pela internet é o tamanho. Quem nunca foi comprar um sapato e, por causa do formato, acabou levando um número maior ou menor do que compra normalmente? Por isso, antes de selecionar o tamanho e clicar no botão de “COMPRAR”, procure pela tabela ou guia de tamanhos da marca que você quer. Isso vai te ajudar a informar as medidas de cada tamanho, assim quando a encomenda chegar, você pode arrasar com sua roupa nova.
Tipo de tecido influencia muito no sucesso da sua compra
As fotos enganam muito, então podemos comprar um vestido estampado que parece superleve mas, quando chega, na verdade é uma malha grossa. Para não cometer esse erro, procure no site para achar o material do que a peça é feita. É obrigação das lojas online fornecerem essa informação em algum lugar do site e, normalmente, basta rolar a barra para baixo para descobrir se a roupa é de cetim, malha ou qualquer outro.
Observe o caimento, ele é muito importante
Tome cuidado sempre no formato das roupas antes de comprar. Sim, o caimento sempre vai ser diferente na modelo da foto, já que cada pessoa tem um corpo diferente. Mas se ligue em coisas como comprimento e onde as roupas são marcadas. Às vezes você está procurando uma calça de cintura alta que, quando chega, é mais baixa do que pensava. Ou então, o vestido ou a camiseta são marcadas em algum lugar que não cai bem no seu corpo. Não se esqueça de observar esses detalhes.
Pesquise sempre as regras de troca da loja
Quando a peça chega, pode ser que ela não seja exatamente o que espera, mesmo que você
tenha seguido todos os passos acima. Não se preocupe, existem regras legais que garantem alguns direitos. A “Lei do Arrependimento” garante a simples devolução do produto em um prazo máximo de sete dias, contados a partir da entrega. Como compras na internet podem ser consideradas de risco, já que o consumidor não 'experimentou', 'provou' ou 'testou' o produto na hora de comprar, não é necessário nenhuma justificativa para devolver.
Mas fique ligada, diva. A maioria dos sites possuem políticas próprias que aumentam o tempo de devolução, que chega a 30 dias. E saiba que o custo para enviar o produto de volta é obrigatoriamente arcado pela empresa. Ou seja, você não gasta nem um centavo a mais.
Se a empresa não realizar a troca, que é seu direito por lei, procure uma unidade do Procon para formalizar uma reclamação. Sites com muitas reclamações têm que pagar multa e às vezes até são suspensos. Assim, você impede que outra pessoa também sofra com isso.