Fique Diva - Reconstrução capilar: cabelos naturais também precisam de reposição de massa? Tire suas dúvidas!

04/11/2020 / Publicado por Úrsula Lima

Reconstrução capilar: cabelos naturais também precisam de reposição de massa? Tire suas dúvidas!

A reconstrução capilar é responsável por devolver aos fios as propriedades naturais necessárias para manter os fios saudáveis. Saiba mais! (Foto: Instagram, @christinanadin)

A reconstrução capilar é responsável por devolver aos fios as propriedades naturais necessárias para manter os fios saudáveis. Saiba mais! (Foto: Instagram, @christinanadin)

Entre as etapas da rotina de cuidados com os fios, a reconstrução capilar é uma das mais necessárias. Como o próprio nome já diz, o tratamento é capaz de reconstruir a fibra capilar prejudicadas por diferentes tipos de procedimentos. Justamente por isso, a receita de reconstrução capilar costuma ser indicada para as donas de cabelos danificados.

Mas o que poucas pessoas sabem é que a reposição de massa através da reconstrução capilar também pode ser necessária para os fios naturais. Para descobrir se o seu cabelo precisa desse procedimento e os produtos necessários para realizá-lo, confira o guia que o Fique Diva preparou para você!

O que é reconstrução capilar?

Antes de descobrir se o seu cabelo precisa ou não de reconstrução capilar, é importante entender como o tratamento age nos fios. Considerada a etapa mais profunda do cronograma capilar, a reconstrução atua nas cutículas dos fios, regenerando as madeixas de dentro para fora e tratando as pontas ressecadas e os fios danificados por procedimentos químicos, como a descoloração global e a escova progressiva. Dentre os componentes do cabelo recuperados pela reconstrução capilar, está a queratina, que proporciona força aos fios e os deixa mais alinhados e sem frizz. 

A reconstrução capilar pode ser indicada para todos os tipos de cabelo

Por causa de suas propriedades reparadoras, a reconstrução capilar costuma ser a queridinha de quem usa química com frequência. Porém, na verdade, o procedimento não tem benefícios apenas em cabelos danificados: ele pode (e deve!) ser feito pelas donas de cabelos virgens ou naturais.

Isso deve acontecer porque as químicas não são as únicas causadoras de danos nos fios. O uso de ferramentas de calor, por exemplo, é um hábito bastante comum que pode desgastar os fios e diminuir a queratina natural, fazendo com que eles percam massa. Por isso, é necessário avaliar a necessidade das suas madeixas e fazer a reconstrução capilar caseira ou a reposição de massa capilar pelo menos uma vez por mês.

Saiba como identificar se o seu cabelo precisa de reconstrução capilar caseira

Agora que você já sabe que a reconstrução capilar é necessária para todos os tipos de cabelo, deve estar se perguntando como descobrir se os seus fios estão precisando do tratamento, certo? No caso dos cabelos platinados, com luzes ou descoloridos, as pontas ressecadas, quebradiças e duplas entregam a urgência de uma reconstrução da capilar. No entanto, no caso dos cabelos naturais e sem química, é preciso apostar no teste de porosidade.

Para fazê-lo em casa, não tem mistério: basta pegar um fio de cabelo, de preferência da parte da nuca, colocar em um copo com água e esperar por volta de dois minutos. Se o fio boiar, significa que a porosidade do seu fio está baixa, ou seja, ele não precisa de reconstrução capilar. Mas, se o fio afundar, é importante ligar o sinal de alerta: você precisa investir no tratamento. Fácil, né?

Como fazer reconstrução capilar? Veja o passo a passo

Se você descobriu que o seu cabelo está precisando de reconstrução capilar, saiba que é importante investir nos produtos certos para garantir um resultado eficaz. Nesse caso, o Whey Protein vegetal e a banana podem ser uma ótima combinação para a reposição de massa capilar. A dupla junta proteínas vegetais que atuam na restauração dos fios e na recuperação de cabelos fracos e danificados. Confira o passo a passo a seguir:

1º passo: lave o cabelo com um shampoo sem sal e, em seguida, retire o excesso de umidade dos fios;

2º passo: borrife um pouco de queratina líquida - que também é um produto importante para recuperar os fios - em todo o comprimento dos fios. Deixe o produto agir por 10 minutos;

3º passo: após o tempo de pausa, sem enxaguar a queratina, divida o cabelo em mechas e aplique a máscara de reconstrução capilar com whey e banana. Espere de 3 a 5 minutos;

4º passo: é hora de enxaguar! Retire por completo os produtos dos cabelos, sem deixar resíduos e finalize os fios como de costume. 

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram