Fique Diva - Reconstrução capilar: como acertar na escolha do creme e na frequência de aplicação no cabelo

03/05/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Reconstrução capilar: como acertar na escolha do creme e na frequência de aplicação no cabelo

A reconstrução capilar é um tratamento que não pode faltar no cronograma; confira dicas para escolher o creme e quando usar! (Foto: Instagram @jewejewebee)

A reconstrução capilar é um tratamento que não pode faltar no cronograma; confira dicas para escolher o creme e quando usar! (Foto: Instagram @jewejewebee)

As proteínas são um dos ingredientes que não podem faltar no creme de recosntrução capilar. (Foto: Instagram @nicoleguerriero)

As proteínas são um dos ingredientes que não podem faltar no creme de recosntrução capilar. (Foto: Instagram @nicoleguerriero)

Cabelos com químicas são os que mais têm necessidade do ritual de reconstrução capilar caseiro. (Foto: Instagram @tierechristyan)

Cabelos com químicas são os que mais têm necessidade do ritual de reconstrução capilar caseiro. (Foto: Instagram @tierechristyan)

A reconstrução capilar pode não ser tão famosa quanto a hidratação e a nutrição, mas é um tratamento essencial para a saúde do cabelo. Assim como a água e os óleos, a fibra capilar também precisa de proteínas para se manter saudável e fortalecida. Danos causados por químicas e outras agressões do dia a dia são os principais fatores que deixam os fios carentes desses nutrientes, tornando necessário o uso de um creme de reconstrução capilar.

Mas como acertar na escolha deste produto? E quantas vezes por semana fazer a reconstrução? Hoje, além da famosa receita de reconstrução capilar com máscara e queratina líquida, há cremes reconstrutores que já entregam tudo que o cabelo precisa. Se você tem essa e outras dúvidas sobre reconstrução, confira as dicas de diva que separamos para te ajudar!

O creme para reconstrução capilar deve conter proteínas vegetais na composição

Toda diva que preza por cabelos bonitos e saudáveis deve saber que o que conta na hora de escolher uma máscara, seja de qualquer etapa do cronograma capilar, são os ingredientes da composição. Eles determinam qual a função do produto e quais os resultados você pode esperar no seu cabelo.

Para acertar na escolha do creme de reconstrução capilar, o segredo é procurar por fórmulas ricas em proteínas vegetais. Esses ingredientes são considerados reconstrutores, pois penetram profundamente a fibra capilar e restauram os danos dos fios - ou seja, devolvem a proteína perdida - deixando-os mais fortes e encorpados. 

Embora a queratina líquida seja a mais conhecida, ativos como o whey protein vegetal são ótimas fontes de proteínas. E se esse ingrediente poderoso estiver concentrado em uma máscara com uma grande quantidade de vitamina para cabelo, o resultado é potencializado.

A frequência do ritual de reconstrução capilar caseiro é diferente para cada fio

Cada cabelo é um cabelo. Por isso, a frequência de uso do creme para reconstrução capilar no cronograma vai depender das necessidades específicas do seu fio. Para facilitar, nós separamos três categorias e indicamos a frequência ideal para cada uma delas:

  • Cabelos com química

Para quem usa químicas (alisamento, relaxamento e coloração) regularmente, o indicado é fazer a reconstrução capilar semanalmente. Esses cabelos são danificados, ainda que alguns danos não sejam visíveis, já que perdem proteínas e outros nutrientes durante os processos químicos.

  • Cabelos em transição

Faça o ritual de reconstrução capilar caseiro uma vez a cada 15 dias. Durante a fase de transição, as madeixas podem ficar frágeis e apresentar bastante quebra, por isso o tratamento é necessário para auxiliar na recuperação da força da fibra e favorecer o crescimento saudável do cabelo natural.

  • Cabelos saudáveis

Até os cabelos saudáveis precisam de reconstrução, viu, diva? Mesmo que você não use químicas, as madeixas ainda perdem proteínas devido a agressões externas, como vento, umidade e exposição aos raios solares. Nesses casos, faça a reconstrução capilar uma vez por mês.

Não se esqueça das outras etapas do cronograma capilar, como hidratação e nutrição! A reconstrução é um tratamento incrível e super necessário, mas não pode ser feito em excesso para não enrijecer os cabelos. Além disso, as madeixas precisam de outros nutrientes além das proteínas. Por isso, siga a frequência mais adequada para o seu tipo de fio, mas sem abrir mão das outras etapas do cronograma. Combinado, diva?

Como fazer reconstrução capilar: dicas de produtos e aplicação

Para fazer a reconstrução capilar não tem nenhum segredo. A dica é ser gentil com os fios, principalmente se eles estiverem muito danificados, para não agravar a situação e tirar o melhor proveito dos ingredientes do creme.

Por isso, não lave com água quente e evite esfregar as toalhas nas madeixas na hora de secar. Desembarace os fios delicadamente, começando pelas pontas, e aplique a máscara com eles ainda úmidos, enluvando as mechas. Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem, enxágue bem e aplique o condicionador (se puder, utilize produtos para reconstrução capilar na lavagem também). Depois, faça a sua finalização de costume. 

É dica de produtos para reconstrução capilar que você quer? Então pode apostar no Suplemento Capilar Pró-Restauração de Niely Gold. Esse produto contém o whey protein vegetal - lembra dele? - e banana, fruta que é rica em vitaminas para o cabelo, como a vitamina A, que estimula a hidratação. Essa super combinação de ativos restaura e fortalece a fibra, deixando os cabelos 100% recarregados, sedosos e macios. E já que a gente está falando de vitamina, cabelo e suplemento capilar, que tal montar o seu cronograma com as máscaras da linha?

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram