Fique Diva - Reconstrução capilar para cabelos danificados: 7 dicas para o tratamento dar certo

12/02/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Reconstrução capilar para cabelos danificados: 7 dicas para o tratamento dar certo

A reconstrução capilar é essencial nos cuidados com o cabelo danificado. Confira sete dicas de como fazer o tratamento dar certo em casa. (Foto: Instagram @sarahangius)

A reconstrução capilar é essencial nos cuidados com o cabelo danificado. Confira sete dicas de como fazer o tratamento dar certo em casa. (Foto: Instagram @sarahangius)

O ritual de reconstrução capilar caseiro já começa com o shampoo, que deve ter ativos ricos em proteínas na composição. (Foto: Instagram @slimreshae)

O ritual de reconstrução capilar caseiro já começa com o shampoo, que deve ter ativos ricos em proteínas na composição. (Foto: Instagram @slimreshae)

Máscaras ricas em vitamina para cabelo, suplemento capilar e o método de aplicação correto também são aliados na reconstrução capilar; confira as dicas. (Foto: Instagram @tacha.j)

Máscaras ricas em vitamina para cabelo, suplemento capilar e o método de aplicação correto também são aliados na reconstrução capilar; confira as dicas. (Foto: Instagram @tacha.j)

A reconstrução capilar é tão importante para a saúde dos cabelos quanto a hidratação e a nutrição, especialmente em fios danificados. Químicas como relaxamentos, alisamentos, coloração e descoloração removem as proteínas da estrutura capilar comprometendo a integridade do fio de cabelo. Repor esse nutriente é justamente o papel da reconstrução. Mas, por ser um tratamento mais potente, é necessário ter alguns cuidados na hora de fazer o seu ritual de reconstrução capilar caseiro, além de escolher os produtos certos e a forma de aplicação adequada. Caso o contrário, você pode acabar com o resultado inverso do desejado. Pensando nisso, o Fique Diva listou sete dicas de como fazer reconstrução capilar para o tratamento dar certo. Confira:

1) Comece a sua reconstrução capilar pelo shampoo

A reconstrução capilar, assim como qualquer outro tratamento, começa pela lavagem. Muitas divas não dão muita atenção à escolha do shampoo, mas é importante não subestimar a relevância desse produto na rotina de cuidados capilares. Por isso, o primeiro passo para a sua reconstrução dar certo é investir em um shampoo com ativos voltados para essa finalidade. A queratina, por exemplo, é um dos nutrientes mais indicados para a etapa de reconstrução capilar e é facilmente encontrado em linhas de shampoo e condicionadores reconstrutores.

2) Escolha o creme para reconstrução capilar certo

A escolha dos produtos para reconstrução capilar não para no shampoo. A máscara é o passo mais importante do tratamento e deve ser escolhida com atenção. O primeiro passo para fazer a escolha certa é se atentar aos ativos presentes no produto. Lembra que a função da reconstrução é repor as proteínas perdidas durantes procedimentos mecânicos e químicos? Por esse motivo, o seu creme de reconstrução capilar deve ser rico nesses nutrientes.

A queratina é uma das proteínas mais conhecidas e utilizadas tanto em máscaras de tratamento quanto em misturinhas, mas existem outras proteínas nas quais você pode apostar em uma receita de receita de reconstrução capilar caseira. 

Quando se fala em reconstrução capilar, receitas caseiras com ovo, leite e uma máscara de tratamento básica, por exemplo, são muito indicadas para recuperar fios extremamente danificados. Além das proteínas, esses ingredientes ainda oferecem uma vitamina para cabelo que auxilia no fortalecimento dos fios: a vitamina B. As vitaminas do complexo B são aliadas na reconstrução dos cabelos danificados, porque tem propriedades fortificantes que previnem a queda.

3) Invista em um suplemento capilar de reposição de massa

Para que tem danos profundos, uma dica é investir em um suplemento capilar de reposição de massa. Uma vez que cabelos danificados por químicas podem ficar fracos e até mesmo ralos devido ao acúmulo de danos, optar por um suplemento em vez de uma máscara comum pode trazer resultados mais eficientes e visíveis. Os suplementos capilares são tratamentos mais potentes, com uma combinação de ativos poderosos para recuperar a saúde dos fios danificados. Em Niely Gold, a linha Suplemento Capilar conta com o tratamento pró-restauração que é enriquecido com whey protein vegetal e banana. O whey protein vegetal é um combo de proteínas que restauram e fortalecem o cabelo ressecado e danificado, enquanto a banana é rica em potássio e em vitaminas que complementam o tratamento trazendo brilho e maciez.

4) Forma de aplicação da reconstrução capilar também impacta o resultado

Além da escolha dos produtos, outro cuidado importante no ritual de reconstrução capilar caseiro é a aplicação mecha a mecha, enluvando os fios. Essa técnica de aplicação garante uma melhor penetração dos produtos nos fios de cabelo e, além disso, o calor da palma da mão ajuda a ativar os nutrientes presentes na máscara ou no suplemento capilar. Para quem tem cabelos muito compridos ou muito cheios, a aplicação mecha a mecha também previne que alguma parte do cabelo fique sem produto.

Falando em calor, outro passo essencial é aquecer os fios com uma touca térmica ou uma sacola plástica após a aplicação da máscara e respeitar o tempo de ação indicado pelo fabricante na embalagem.

5) Faça um cronograma capilar para cabelos danificados

A reconstrução capilar é essencial na recuperação dos fios danificados, mas não é o único tratamento que importa. Até mesmo porque o excesso de proteínas nos fios pode ser prejudicial e enrijecê-los em vez de deixá-los mais saudáveis. Por isso, a nossa dica para a sua reconstrução dar certo é incluí-la em um cronograma capilar para cabelos danificados, que também inclua hidratações e nutrições.

A hidratação é a base do cronograma porque repõe água e auxilia no combate ao ressecamento, enquanto a nutrição repõe os lipídios, trazendo maleabilidade e brilho. Juntos, esses tratamentos preparam o meio de campo para que a reconstrução aja nos fios de forma mais eficiente. No seu cronograma capilar, reconstrução deve estar presente uma vez por semana até que os cabelos estejam mais saudáveis. Depois, é recomendado diminuir a frequência para uma vez a cada 15 dias. Já as hidratações e nutrições devem ser feitas de uma a duas vezes por semana.

Na etapa de hidratação procure por um creme de tratamento ou suplemento capilar enriquecido em vitaminas para o cabelo, que estimulam o couro cabeludo e deixam os fios mais macios e iluminados. Na nutrição, a dica é utilizar máscaras ricas em óleos altamente umectantes, como o óleo de coco e o azeite de oliva.

6) Finalize a reconstrução capilar com um creme de pentear restaurador

O creme de pentear é o último passo de qualquer rotina de tratamento e com a reconstrução capilar não é diferente. Isso quer dizer que você deve investir em um creme ou leave-in restaurador, rico em proteínas, assim como o shampoo e a máscara ou suplemento capilar.

Dessa forma, você prolonga o resultado do seu ritual de reconstrução capilar caseiro e mantém os fios com uma aparência saudável por mais tempo. Vale também caprichar na aplicação, distribuindo o produto de forma homogênea por todos os fios, enluvando mecha a mecha. Só lembre-se de evitar a raiz para não deixar resíduos no couro cabeludo.

 7) Reduza as agressões no dia a dia

De pouco adianta investir em todas essas técnicas de tratamento, vitamina, cabelo bem enluvado, receitinhas caseiras e suplemento capilar se você continuar a causar danos nas madeixas. Se o objetivo é ter cabelos mais saudáveis, além de uma boa reconstrução capilar periodicamente, reduzir as agressões no dia a dia é um cuidado fundamental para ver resultados.

Não existe nenhum problema em gostar de usar químicas e mudar de visual, mas aumentar o período entre a aplicação de uma química e outra já pode fazer bem para a saúde do seu fio. Se você usa escova, prancha e babyliss também vale reduzir o uso durante a semana e sempre aplicar um protetor térmico antes de passar essas ferramentas quentes no cabelo.

Ver mais:

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram