A reposição de massa e a reconstrução são tratamentos muito importantes para tratar o cabelo, ainda mais se os fios sofreram danos da coloração, descoloração ou outros procedimentos químicos, como alisamento e relaxamento. Apesar de parecerem a mesma coisa, a reposição de massa e a reconstrução possuem algumas diferenças entre eles. Entenda quais são as diferenças de cada tratamento e quando fazer cada um nos seus fios. Dá uma olhada!
Qual a diferença entre reposição de massa e reconstrução?
O seu cabelo passou por coloração ou descoloração e você percebeu que os seus fios estão danificados? Se sim, a reposição de massa é essencial para reparar os danos causados por colorações e descolorações.
Ao retirar o pigmento natural, a descoloração também retira as vitaminas necessárias para manter a saúde do cabelo, como os nutrientes, lipídios, aminoácidos, entre outros. Além disso, os fios também podem ficar mais ralos e finos pela ação da química. Com a reposição da massa perdida, essas vitaminas são devolvidas à fibra capilar, restaurando os fios de dentro para fora e fechando as cutículas abertas.
Já a reconstrução capilar é responsável por reparar a fibra do fio que foi danificada por danos externos, por procedimentos químicos como o relaxamento, alisamento ou o uso excessivo de ferramentas de calor sem a devida proteção térmica. Assim, ela devolve as proteínas perdidas aos fios, especialmente a queratina, uma proteína que representa cerca de 90% do fio. Esse tratamento reconstrói a fibra capilar, fortalecendo os fios.
Quando devo fazer a reposição de massa e a reconstrução?
Após a descoloração ou coloração, é muito importante fazer a reposição de massa dos fios para recuperar as vitaminas perdidas no processo. A reposição de massa pode ser feita a cada duas ou três semanas em cabelos pouco danificados ou saudáveis. Já em fios danificados, pode ser feita uma vez por semana até a recuperação do cabelo.
A reconstrução capilar pode ser feita em cabelos frágeis e quebradiços depois de procedimentos químicos como alisamento ou relaxamento, com uma frequência quinzenal para não pesar os fios. Se o seu cabelo estiver saudável, e até mesmo se ele for natural, a reconstrução pode ser feita uma vez por mês.
Como escolher o produto ideal para fazer a reposição de massa?
Antes de fazer a reposição de massa e a reconstrução, é muito importante saber como escolher os produtos certos para fazer o tratamento. Uma maneira de saber que você tem a máscara ou a linha de tratamento ideal em suas mãos é olhar para os componentes dos produtos. Por exemplo, um creme de tratamento perfeito para fazer a reposição de massa deve ter um conjunto de proteínas vegetais para repor a massa e um suplemento capilar que seja rico em potássio para auxiliar na manutenção, como o whey protein vegetal e a banana, respectivamente.
Se você ainda não tiver um bom creme em casa, a nossa dica é o Creme de Tratamento Pró-Restauração de Niely Gold, da linha Suplemento Capilar, que tem a fórmula enriquecida de whey protein vegetal e banana, que devolvem as proteínas perdidas aos fios, fazendo a reposição da massa capilar e combatendo as pontas duplas.
Como fazer: Depois de lavar o cabelo com shampoo, aplique o creme no cabelo úmido enquanto massageia as mechas, deixe agir de 3 a 5 minutos e enxágue em seguida. Se os seus fios estiverem muito ressecados, o ideal é deixar o produto agir por 10 minutos.
Como escolher o produto perfeito para fazer a reconstrução?
Para fazer a reconstrução capilar, você pode apostar em uma máscara de tratamento que seja enriquecida em MAXQueratina-V, um ativo que reconstrói a fibra danificada com um combo de aminoácidos, e extrato de bambu, que tem uma ação fortalecedora e hidratante. A nossa sugestão é a Reconstrução Potente de Niely Gold, que possui os ativos e repara profundamente os fios da raiz às pontas.
Como fazer: Aplique o creme nos fios úmidos após o uso do shampoo, massageie as mechas e deixe agir de 3 a 5 minutos. Em seguida, enxágue.
Se possível, vale investir na linha completa Reconstrução Potente para garantir uma reconstrução ainda mais potente aos fios, com o uso do shampoo, condicionador e o creme de pentear para complementar o tratamento.