Fique Diva - Retoque de raiz: 4 dicas para não errar na hora de fazer o seu em casa

26/06/2020 / Publicado por Ariel Borges

Retoque de raiz: 4 dicas para não errar na hora de fazer o seu em casa

Descubra como fazer o retoque de raiz perfeito em casa (Foto: Instagram @goldynaps)

Descubra como fazer o retoque de raiz perfeito em casa (Foto: Instagram @goldynaps)

O retoque de raiz é uma prática comum no dia a dia de quem tem o costume de pintar os cabelos. Ele deve acontecer a cada um ou dois meses dependendo da sua cor natural, da cor da coloração e da velocidade de crescimento dos seus fios. Ou seja, se você mantém a cor no salão de beleza, as visitas devem ser constantes. Para quem cuida dos fios em casa, a frequência deve ser a mesma e o processo de retoque sem ajuda profissional não é um mistério. Se você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer, hoje o Fique Diva vai te ajudar: dá uma olhada nessas três dicas que vão te ajudar a não errar na hora de retocar a cor dos fios! 

1) Escolha a cor certa para fazer o retoque de raiz

Um dos principais erros que você pode cometer na hora de fazer o retoque de raiz é escolher uma coloração que seja diferente do comprimento dos fios. Fique atenta à numeração na hora de comprar para evitar esse problema. Se você precisar descolorir os fios antes de clarear, deixe o descolorante agindo exatamente pelo mesmo tempo que deixou no comprimento para garantir um resultado igual nas duas partes. 

2) Aplique a coloração primeiro na raiz e depois no comprimento

Na hora do retoque de raiz, o ideal é que você aplique a coloração apenas na parte que cresceu e precisa de uma cor nova. Ainda assim, em alguns casos, o comprimento está desbotado e também precisa de uma nova camada de cor. Quando isso acontecer, o ideal é aplicar a coloração primeiro na raiz e depois no comprimento, já que o tempo de ação necessário é diferente nas duas partes do cabelo. O folheto explicativo que vem junto da sua coloração vai te dizer, especificamente, qual é o intervalo ideal em cada um desses casos. 

3) Use dois espelhos para visualizar a parte de trás do cabelo na hora do retoque de raiz

Mesmo que você já esteja acostumada com o processo de colorir os fios, quando for retocar apenas a raiz crescida e estiver sozinha, você vai precisar de um truque. Usando dois espelhos, um na frente do seu rosto e um refletindo a parte de trás da cabeça, você consegue visualizar a parte de cabelo que precisa ser colorida. Assim fica mais fácil de evitar manchas e diferenças na coloração nessa parte da cabeça, principalmente se forem cores claras. 

4) Faça o retoque de raiz com o cabelo sujo

Quando você usa coloração permanente, o ideal é que o retoque de raiz seja feito um ou dois dias depois da última lavagem dos fios. Isso acontece porque a oleosidade natural do couro cabeludo ajuda a proteger os seus fios da química. Isso não atrapalha a fixação da cor porque a amônia presente no creme revelador é forte o suficiente para abrir as cutículas liberando a passagem da pigmentação mesmo com os fios sujos. 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram