Fique Diva - Rotina para cabelos cacheados e crespos: tire dúvidas sobre lavagem, day after e revitalização

16/08/2018 / Publicado por Vitória Quirino

Rotina para cabelos cacheados e crespos: tire dúvidas sobre lavagem, day after e revitalização

A rotina de lavagem dos cabelos crespos e cacheados é a preparação para as outras etapas e faz total diferença no resultado dos cachos

A rotina de lavagem dos cabelos crespos e cacheados é a preparação para as outras etapas e faz total diferença no resultado dos cachos

As crespas e cacheadas sabem que a rotina de lavagem é muito mais do que aplicar shampoo e condicionador. Todas as decisões que você toma, desde a escolha de produtos até a finalização, podem influenciar no resultado final dos seus cachos. Seguir algumas dicas pode fazer toda a diferença para prolongar os seus dias de day after, e uma delas é investir pesado no pré-poo. Vale lembrar que a rotina de higienização varia muito de pessoa para pessoa e não existem regras ou limitações. A sugestão é sempre testar novos métodos e entender o que funciona melhor na sua curvatura. Confira!

Dia 1: lavagem

A lavagem é uma etapa essencial para os cuidados capilares. Nessa parte além de retirar as impurezas dos fios e controlar a oleosidade, você também está preparando as madeixas para receber os tratamentos. Porém, a própria higienização pode ser prejudicial ao cabelo, deixando um aspecto ressecado por conta dos agentes limpantes mais pesados, conhecidos como sulfatos.

Os sulfatos estão presentes nos shampoos convencionais e fazem parte das composições para ajudar a remover os resíduos de parafina, petrolato, óleo mineral e parabenos, que são encontrados em quase todos os produtos capilares e não saem dos fios com facilidade. Para evitar a ação negativa desses componentes nos cachos você pode investir nas rotinas liberadas ou investir no pré poo para neutralizar o ressecamento.

Pré-poo: pode ser feito com óleos vegetais, nos famosos banhos de óleo, 30 minutos antes do banho. Mas, também existem produtos específicos para essa etapa preparatória.

Dica extra: nada de menosprezar a escolha do seu condicionador! Esse produto também é muito importante e pode te ajudar a complementar os cuidados. Opte pelos Condicionadores Bomba de Niely Gold e trate as madeixas, em apenas um minuto, com hidratação, nutrição e reconstrução.

Dia 2: primeiro day after

Um bom day after começa na finalização! O dia seguinte é uma questão bem pessoal, uma vez que ele vai depender de como você prefere os fios. Para quem curte definição, a dica é investir em finalizações bem estruturadas, com cremes consistentes, géis e gelatinas. Os métodos de Creme + Óleo + Gelatina (COG), ou Líquido + Óleo + Gelatina (LOC), também são muito bem-vindos para garantir cachos alinhados por mais tempo.

Já para as meninas que gostam de volume com definição, a sugestão é apostar apenas no poder do creme de pentear consistente e de uma finalização mais simples. Apenas a fitagem ou o dedoliss em pontos estratégicos já irão ser suficiente. E para apenas volume, o finalizador deve ser bem leve e a técnica pode incluir o secador, como na blowout.

Dica importante: não esqueça de proteger os fios durante a noite para um day after perfeito. Toucas e fronhas de cetim evitam a fricção dos cachos com o tecido da roupa de cama, o que controla o frizz.

 

Dia 3: revitalização

Mesmo com todos os cuidados, nem sempre é possível ter um day after perfeito por muito tempo. E para resolver os problemas com cabelo amassado, a dica é a revitalização. Esse método ajuda a recuperar o formato das madeixas e também a diminuir o efeito do frizz. Para reproduzir você pode usar um borrifador com água e um pouco de creme.

Também existem produtos dedicados apenas à revitalização no day after, como os sprays e leites de pentear. A sugestão é umedecer os fios e trazer de volta a textura amassando ou formando os cachos com dedoliss. Vale lembrar que todas as três etapas da lavagem podem acontecer de forma diferente, com mais ou menos dias de day after, de acordo com cada tipo de cabelo.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram