Fique Diva - Reconstrução capilar: saiba como fazer o tratamento nos cabelos cacheados e crespos

14/02/2022 / Publicado por Carolina Gandra

Reconstrução capilar: saiba como fazer o tratamento nos cabelos cacheados e crespos

Saiba como fazer a reconstrução capilar em cabelos cacheados e crespos! (Foto: Instagram @thenameisely)

Saiba como fazer a reconstrução capilar em cabelos cacheados e crespos! (Foto: Instagram @thenameisely)

Invista em produtos que façam a reconstrução capilar em cabelos cacheados e crespos (Foto: Instagram @sojazzaye)

Invista em produtos que façam a reconstrução capilar em cabelos cacheados e crespos (Foto: Instagram @sojazzaye)

A reconstrução capilar repara danos de cabelos cacheados e crespos (Foto: Instagram @_mcqn)

A reconstrução capilar repara danos de cabelos cacheados e crespos (Foto: Instagram @_mcqn)

A reconstrução capilar é muito importante para manter os cabelos cacheados e crespos saudáveis. Esse tratamento é responsável por repor proteínas aos fios, como a queratina, reparando todos os danos presentes na fibra capilar. Ele é o último tratamento do cronograma capilar e pode ser feito com frequência diferente de acordo com o estado dos fios, mas com os mesmos produtos: máscara de reconstrução capilar, shampoo e mais. Além disso, a reconstrução com queratina líquida é uma das maneiras mais práticas de reconstruir os cachos no dia a dia.

O Fique Diva vai te ensinar como fazer reconstrução capilar nos cabelos cacheados e crespos, os benefícios, o que usar e a melhor frequência para as suas madeixas. Dá uma olhada!

Para que serve a reconstrução capilar em cabelos cacheados e crespos?

Assim como os outros tipos de fio, os cabelos cacheados e crespos podem sofrer danos como quebra, opacidade, toque áspero, descontrole do frizz e pontas duplas por agentes externos, como sol e poluição, ou pelo uso excessivo de ferramentas de calor e procedimentos químicos, como coloração, descoloração, relaxamento e alisamento - como no caso de quem está em transição capilar. Esses danos precisam ser reparados para que o cabelo volte a ser saudável, mesmo que ele seja natural e, principalmente, quando está danificado pela química e pelo calor das ferramentas. Para reparar esses danos, a reconstrução capilar faz a reposição de proteínas, que são responsáveis por fortalecer e dar resistência aos fios. 

Como saber se o meu cabelo cacheado ou crespo precisa de reconstrução capilar?

Todos os cabelos cacheados e crespos precisam de reconstrução capilar! O que muda de cabelo para cabelo é a frequência do tratamento, que você aprenderá mais a seguir. Para saber a real necessidade dos seus fios e se eles precisam primeiro de reconstrução ou de hidratação e nutrição, a dica é fazer um teste de porosidade capilar caseiro. É muito fácil! Encha um copo de água filtrada e deixe alguns fios limpos por 10 minutos. Após esse tempo, analise:

• Se os fios boiarem, quer dizer que o seu cabelo está com baixa porosidade. Ou seja, as cutículas estão fechadas e os fios retém pouco tratamento, precisando de hidratação para tratar o problema;

• Se os fios ficarem no meio do copo, o cabelo está com média porosidade, necessitando do tratamento de nutrição para repor óleos e nutrientes;

• Se os fios afundarem, o cabelo está altamente poroso e precisando de boas doses de reconstrução para voltar a ser saudável.

As cacheadas e crespas que passaram por procedimentos químicos precisam mais da reconstrução para devolver proteínas aos fios e reparar cabelos frágeis, elásticos, quebradiços, elásticos, com frizz e pontas duplas. Já quem tem cabelos crespos e cacheados sem química necessita do tratamento para reconstruir os fios danificados pela exposição solar, poluição e umidade excessiva para evitar ressecamento e o descontrole do frizz.

O que usar para fazer reconstrução capilar em cabelos cacheados e crespos?

A reconstrução capilar em cabelos cacheados e crespos deve ser feita com produtos formulados para fazer o tratamento. Os melhores resultados são conquistados quando você investe em uma linha completa, isso porque cada produto complementa a ação do outro! Um bom truque é apostar em uma coleção que tenha Max Queratina-V e extrato de bambu na fórmula, ingredientes que recuperam e hidratam a fibra capilar. 

Dica de Diva: a linha Reconstrução Potente, de Niely Gold, é enriquecida com esses ingredientes para reconstruir, fortalecer e reparar os fios da raiz às pontas! O shampoo, condicionador, máscara de reconstrução capilar, creme de pentear e a queratina líquida da coleção garantem uma reparação poderosa em cabelos danificados.

Como fazer reconstrução capilar em cabelos cacheados e crespos?

Para fazer a reconstrução capilar, é importante saber usar cada produto da maneira certa. Confira o passo a passo de como fazer reconstrução com queratina:

Passo 1: Com os cabelos molhados, aplique o shampoo no couro cabeludo, massageie e enxágue. Repita se achar necessário. Depois disso, aplique o condicionador no comprimento e pontas, deixe agir por 3 minutos e enxágue em seguida.

Passo 2: Retire o excesso de água do cabelo com as mãos e separe-o em mechas. Borrife a Queratina Líquida Niely Gold mecha por mecha do comprimento às pontas. Deixe agir por 10 minutos e siga para o próximo passo (ainda sem enxaguar os fios!).

Passo 3: Aplique a máscara de reconstrução capilar da mesma linha em todo o comprimento e pontas do cabelo. Deixe agir por 3 minutos e enxágue as madeixas.

Passo 4: Para prolongar o tratamento e desembaraçar o cabelo cacheado e crespo, aplique o creme de pentear no comprimento e pontas do cabelo úmido. Se preferir, amasse os cachos e deixe secar naturalmente ou com a ajuda do difusor, já que o creme para pentear da linha tem proteção térmica.

Com que frequência devo fazer reconstrução capilar nos cachos?

As divas que passaram por descoloração e notam que os cachos estão muito ressecados e sem brilho podem a fazer reconstrução uma vez por semana. Essa frequência deve diminuir nos casos em que os cabelos estão saudáveis e sem química, já que o excesso de queratina pode enrijecer os fios e causar o efeito contrário. Uma vez por mês é o suficiente para cabelos cacheados e crespos saudáveis.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram