Fique Diva - Vai pintar o cabelo? Saiba como fazer um cronograma capilar pré-coloração

16/05/2022 / Publicado por Carolina Gandra

Vai pintar o cabelo? Saiba como fazer um cronograma capilar pré-coloração

Saiba como fazer um cronograma pré-coloração! (Foto: Instagram @naturally.endia)

Saiba como fazer um cronograma pré-coloração! (Foto: Instagram @naturally.endia)

O cronograma capilar pré-coloração fortalece o cabelo quebradiço (Foto: Instagram @curlmaven)

O cronograma capilar pré-coloração fortalece o cabelo quebradiço (Foto: Instagram @curlmaven)

É importante fazer um cronograma capilar antes de pintar o cabelo danificado (Foto: Instagram @salsakuafor)

É importante fazer um cronograma capilar antes de pintar o cabelo danificado (Foto: Instagram @salsakuafor)

Você sabe o que é e para que serve um cronograma capilar pré-coloração? Essa rotina de cuidados tem as mesmas etapas do cronograma tradicional - hidratação, nutrição e reconstrução -, mas com o foco na preparação do cabelo para o procedimento químico, desde cabelos saudáveis até muito danificados.

Isso porque o cabelo precisa estar hidratado, nutrido e reconstruído para que o processo de coloração não cause danos graves, como quebra e corte químico. Por isso, cuide muito bem das suas madeixas antes de pintar o cabelo de loiro, castanho, ruivo ou de qualquer outra cor, viu?

O Fique Diva vai te ensinar como fazer um cronograma capilar pré-coloração para que o procedimento seja seguro e o resultado perfeito. Dá uma olhada!

Hidratação do cronograma capilar devolve água e vitaminas ao cabelo danificado

A hidratação capilar é um dos tratamentos mais conhecidos e, provavelmente, você já fez em casa. Mas você sabe exatamente o que isso faz? A hidratação devolve água e vitaminas aos fios, combatendo o ressecamento e a falta de brilho. Essa etapa garante um cabelo macio, brilhoso e, de quebra, ajuda a reter os próximos tratamentos do cronograma capilar. Por isso, ela não pode faltar na sua rotina e deve ser feita toda semana para dar saúde aos fios!

Como hidratar o cabelo em casa?

Isso é simples: uma boa forma de hidratar o cabelo em casa é apostar na hidratação com babosa! Mas estamos falando de produtos que tenham extrato de babosa na fórmula, e não do uso da planta pura, viu? O shampoo, condicionador e outros produtos com o ingrediente conseguem penetrar melhor nos fios e garantir resultados mais duradouros, então vale a pena experimentar!

A nossa sugestão é a linha Hidratação Milagrosa, de Niely Gold, que tem água de coco e extrato de babosa para deixar os cabelos bem soltinhos, macios e brilhosos! É só usar a coleção completa e caprichar no uso da máscara de hidratação, que faz um tratamento profundo no cabelo ressecado e danificado.

Nutrição repõe óleos e nutrientes ao cabelo ressecado e danificado

A nutrição para cabelos cacheados e crespos é muito conhecida, mas ela também é essencial para ajudar no tratamento de todos os tipos de cabelo. Essa etapa devolve óleos e nutrientes perdidos aos fios, o que promove o controle do frizz e combate o ressecamento intenso do cabelo. Quem está com o cabelo danificado também deve fazer essa etapa toda semana para recuperar as madeixas e conseguir uma cor perfeita!

O que usar para nutrir o cabelo?

Produtos com óleo de coco são perfeitos para nutrir o cabelo ressecado sem pesar, além de funcionar muito bem em todas as texturas, dos lisos aos crespos. Uma boa sugestão é usar a linha Nutrição Mágica, de Niely Gold, que contém óleo de coco e abacate para nutrir profundamente as madeixas. Capriche no uso da máscara de nutrição para fazer aquele tratamento intenso no cabelo!

Reconstrução repara os danos do cabelo quebradiço e danificado

A reconstrução capilar é a base do tratamento que vai recuperar ou manter o seu cabelo saudável, diva! Ela faz a reposição de proteínas e massa para fortalecer e encorpar os fios, tratando a quebra, pontas duplas e oferecendo resistência às madeixas. A reconstrução é essencial principalmente para cabelos danificados, que estão enfraquecidos e precisam de força para suportar os danos da coloração. 

Pela intensidade do tratamento, ele não pode ser feito com tanta frequência quanto às etapas de hidratação e nutrição, então reconstruir duas vezes no mês já pode ser o suficiente para reparar os danos. Se o cabelo estiver muito danificado, pode ser necessário fazer o tratamento uma vez por semana.

Como fazer reconstrução em casa?

A reconstrução com queratina líquida e máscara de tratamento é a maneira mais prática de fazer o tratamento. Vale apostar em produtos que tenham ingredientes com propriedades fortalecedoras e hidratantes, como o extrato de bambu, que auxilia na reparação dos fios. Além de contar com esse ativo na fórmula, a queratina líquida e a máscara Reconstrução Potente, de Niely Gold, é composta pela tecnologia Max Queratina-V para recuperar o cabelo danificado!

Dica: depois que pintar o cabelo, vale a pena fazer a reconstrução com a linha Pós-Química Poderoso, que é formulada para cabelos quimicamente tratados.

Faça um teste de porosidade para montar o seu cronograma capilar pré-coloração

Agora que você já conhece as etapas do cronograma capilar antes de pintar o cabelo e o que usar em cada tratamento, vamos para o próximo passo. Uma forma de descobrir do que o seu cabelo mais precisa é fazendo um teste de porosidade caseiro, que indica o nível de porosidade do seu fio: alta, média ou baixa.

Em resumo, o cabelo com média porosidade é considerado saudável, os fios com baixa porosidade estão levemente danificados - com dificuldade de reter água e tratamentos - e o cabelo com alta porosidade está muito danificado, quebradiço, ressecado e com pontas duplas.

Mas como fazer o teste de porosidade? É bem simples: coloque um fio de cabelo limpo e seco dentro de um copo com água filtrada. Deixe por dez minutos e, após isso, observe onde o fio está.

Situação 1: o fio boia no copo. Nesse caso, as cutículas estão fechadas e o cabelo pouco danificado precisa de hidratação para reter umidade e os demais tratamentos.

Situação 2: o fio para no meio do copo. Isso quer dizer que ele está saudável e com as cutículas levemente abertas, então aposte na nutrição para que ele continue cheio de saúde!

Situação 3: o fio afundou. As cutículas muito abertas ou danificadas precisam de massa para que voltem a ser saudáveis, então aposte na reconstrução para reparar os danos.

Como montar um cronograma capilar pré-coloração

Além de fazer o cronograma capilar na ordem certa, é importante que cada etapa tenha uma pausa de pelo menos 48 horas para que o tratamento funcione direitinho! Agora que você já sabe para que serve hidratação, nutrição e reconstrução e o que usar, veja como seguir a rotina de cuidados.

Sugestão de cronograma capilar antes de pintar o cabelo:

1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução;

2ª semana: nutrição - hidratação - nutrição;

3ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução;

4ª semana: hidratação - nutrição - hidratação.

Dica: se o seu cabelo estiver saudável, você pode substituir a etapa de reconstrução da segunda semana pela de hidratação ou nutrição - no caso de cabelos cacheados e crespos - para não pesar nos fios.

Por quanto tempo devo fazer o cronograma capilar pré-coloração?

A recomendação é que o cronograma capilar seja feito pelo menos um mês antes de pintar o cabelo. Não tenha pressa, diva! É muito importante que o cabelo esteja saudável e livre de danos para que o resultado seja perfeito. Depois de fazer a rotina de cuidados e notar um cabelo mais macio, brilhoso, com elasticidade natural e sem quebra, é hora de passar pela transformação e arrasar com uma cor de cabelo tendência para essa temporada!

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram