O verão e suas altas temperaturas influenciam muito na saúde capilar. Além dos danos relacionados à exposição solar, existem outras atitudes que prejudicam a hidratação das madeixas, deixando os fios opacos e sem vida. Todas as mulheres já se preparam para as agressões sofridas pelos cabelos crespos e cacheados em locais de praia ou na piscina. Mas também é preciso ter cuidado com algumas situações do dia a dia, como a exposição em excesso dos fios a ambientes com ar condicionado. Vem com a gente conhecer alguns vilões do verão, diva!
O uso constante do ar condicionado pode ressecar as madeixas
O ar condicionado é um fator que quase passa despercebido quando o assunto são danos causados nos cabelos durante o verão. Porém, a exposição em excesso dos fios ao ar refrigerado pelo aparelho pode deixar os cachos ressecados, desidratados e com frizz. O que provoca isso é a falta de umidade causada pelo ar condicionado. Cabelos que ficam constantemente em contato com ambientes secos irão sofrer, portanto intensifique os cuidados na etapa de hidratação e nutrição do seu cronograma.
Proteja seus fios dos danos causados pelos raios solares
Além de prejudicar a pele, os raios solares também são capazes de abalar a saúde capilar. Expor o cabelo em excesso ao sol pode danificar a estrutura do fio que o protege dos efeitos da luz. Então, não pense que tentar clarear o cabelo no sol não irá prejudicar suas madeixas. Acessórios como chapéus e bonés são muito bem-vindos para evitar o contato direto dos fios com os raios. Outra solução é o uso de finalizadores sem enxágue que tenham proteção UV, como alguns cremes e óleos que já estão sendo vendidos em casas de cosméticos, farmácias e mercados.
O calor estimula o aumento da oleosidade
Para quem já sofre com a oleosidade, no verão a tendência é piorar. E isso ocorre porque o calor estimula a produção das glândulas sebáceas, que são as responsáveis por liberar óleo na raiz do seu cabelo. Um cuidado a ser tomado é evitar lavar os fios muitas vezes na semana. Essa atitude pode gerar um efeito rebote e acabar piorando a situação da oleosidade. Então, o jeito é tentar segurar a onda no day after, diva!
O cloro da piscina é o maior inimigo de cabelos hidratados
Nada melhor que curtir uma piscina nesse calorão, não é mesmo? Mas não se esqueça de proteger os seus cachinhos, porque um dos maiores vilões dos cabelos no verão vai estar à solta: o cloro. Essa substância usada nas piscinas é responsável por danificar a estrutura capilar pela perda de água e queratina. Portanto, para aproveitar o mergulho e manter a saúde dos fios intacta, evite deixar a água da piscina secar no cabelo. Quando isso acontece os efeitos do cloro são ainda piores e para evitá-los basta dar uma boa ducha de água doce (do chuveiro) nos cabelos antes que sequem.
Intensifique os cuidados para combater os efeitos da água do mar
A água do mar pode deixar os cabelos crespos e cacheados muito ressecados, sensíveis e embolados. O sal presente na água rouba a hidratação dos fios causando todo o estrago. Portanto, trate de levar um leave-in no seu passeio à praia para repor a maciez e sedosidade. Retoque o produto sempre que for entrar no mar. E se possível retire a água salgada do cabelo com a ajuda de um borrifador com água filtrada.