Que atire o primeiro pincel de maquiagem quem nunca errou tentando fazer um delineado gatinho. Normal, é claro, afinal a técnica requer muita prática e firmeza nas mãos. O problema é que, quando se trata de make e outros assuntos de beleza, cometemos alguns errinhos bobos que juramos não serem nada demais, mas que podem comprometer todo o visual. Duvida? Então confira as nossas dicas para não errar mais!
Tem que cuidar da pele e da boca antes de fazer a maquiagem
Nem a base mais cara e nem o batom mais babadeiro são capazes de disfarçar uma pele maltratada e uma boca cheia de pelinhas soltas. Por isso, é importante dar uma atenção especial para todo o rosto antes de aplicar os seus vários produtinhos.
Faça uma máscara facial caseira para a pele ficar mais lisinha e hidratada. Assim, ela absorve mais os cosméticos e deixa a maquiagem mais uniforme. Além disso, nada de ficar espremendo cravos ou espinhas e procure um médico se o seu caso for mais crítico. Já a boca precisa de uma leve esfoliação para aumentar a durabilidade do batom. E não se esqueça do hidratante labial antes de apostar no bocão escuro!
Avalie o seu tipo de pele ao investir na base e no corretivo
Muitas vezes, a mulherada se empolga nos itens de make e não quer nem saber a cor de base que está levando para casa. Esse erro é muito comum! Acontece que o tom de base errado prejudica toda a sua produção, já que fica na cara - literalmente! - que ela não é adequada para você.
Nesse caso, não saia da loja sem antes testar o produto no rosto. E não se convença de primeira! Dê uma voltinha, tire uma selfie, vá para outro canto com uma luz diferente para ver se a tonalidade combina com você. E mais: veja se a sua pele é mais quente ou mais fria, pois isso conta muito para a escolha correta. Não sabe como avaliar isso? É fácil: se suas veias forem mais azuladas e arroxeadas, seu tom é frio. Se forem esverdeadas, é quente.
Quem nunca assoprou o pincel para tirar o excesso de pó?
Todo mundo já fez isso um dia e, com certeza, tem quem faça isso até hoje! Mas esse inocente gesto é bem perigoso, sabia? Isso porque nossa saliva, mesmo que não dê para perceber, acaba caindo no pincel e entra em contato com o blush e outros produtos em pó.
Além de interferir no resultado, é também arriscado esse contato entre saliva e pincel, ainda mais se você demora para lavar o seu - outro erro bem comum. Pode gerar, inclusive, algumas bactérias. Melhor evitar, dando leves batidinhas dentro da embalagem mesmo.
Não precisa exagerar ao corrigir a sua sobrancelha
É certo que a sobrancelha bem feita e preenchida deixa o olhar mais marcante e valoriza os traços do rosto. Mas isso não significa que você tenha que ficar igual a uma boneca, se essa não for a sua intenção, não é mesmo?
Para não perder a linha no preenchimento, dê uma olhada cuidadosa nas partes em que você tem mais falhas e cubra apenas esse local, bem de leve. Aumente a quantidade de produto, se necessário, mas não precisa exagerar. Fica mais natural!