Se você tem os cabelos crespos ou cacheados e quer fazer alguma transformação capilar, é preciso tomar alguns cuidados para que o resultado fique do jeitinho que você imaginou. Se você vai fazer relaxamento, por exemplo, o teste de mecha e a prova do toque são fundamentais para saber se você terá alguma reação alérgica ao produto. Além disso, é preciso saber com quais químicas o relaxamento é compatível, para não correr o risco de um corte químico. Veja as dicas completas aqui no Fique Diva!
A prova de toque revela se você é alérgica ao creme relaxante
Seja para colorir, alisar ou relaxar o cabelo, você não pode passar o produto nos fios sem antes saber se terá algum tipo de reação. Para isso, é necessário fazer a prova de toque, que vai te mostrar se você é ou não alérgica à química. Mas nada de testar atrás da orelha!
A dica é fazer a prova no antebraço, que é um local mais visível, aplicando uma pequena quantidade de produto. Em seguida, retire todo o creme da pele, lavando bem, e espere 48 horas. Se, ao final desse tempo de pausa, você não tiver nenhum tipo de irritação ou coceira, o produto está liberado para você!
Saiba como fazer o teste de mecha corretamente antes do relaxamento
Se você fez a prova de toque e viu que não tem alergia ao produto, saiba que não parou por aí. Outro passo muito importante antes do relaxamento é fazer o teste de mecha, para saber se o seu cabelo tem resistência suficiente para aguentar a química. E muita gente erra ao fazer o teste!
É comum separar uma mecha na altura da nuca e fazer o teste ali, mas esses fios estão mais protegidos das agressões do dia a dia, como poluição, sol e umidade. O indicado é fazer o procedimento no alto da cabeça, aplicando o produto nesses fios aos poucos, da raiz às pontas, a cada cinco minutos. Se estiver tudo ok, pode começar os trabalhos - menos na mecha que você já passou, claro!
Ao fazer o retoque do relaxamento, aplique o produto apenas na raiz
O relaxamento diminui o volume dos cabelos crespos e cacheados, deixando os cachos mais abertos. Também dá para alisar os fios com o creme relaxante, mas isso vai de acordo com a sua preferência e do passo a passo do tratamento. Dependendo do crescimento das suas madeixas, ele dura até dois meses.
No entanto, ao fazer o retoque do produto, muitas mulheres acabam se empolgando e querem aplicar o produto por todo o comprimento. Nada disso, hein! Para retocar, é só na raiz, onde está crescendo o cabelo natural. Assim, você não agride tanto os fios e tem um resultado mais satisfatório.
Nem todas as químicas são compatíveis com o relaxamento
Esse assunto é muito importante e sério! Se você misturar químicas que não são compatíveis entre si, você corre o risco de partir seus cabelos, o famoso corte químico. Então, antes de sair por aí querendo fazer todos os procedimentos de uma vez, fique atenta!
Se você quer fazer o relaxamento e também colorir as madeixas, você pode, porém precisa esperar de 15 a 20 dias entre uma transformação e outra, se for uma coloração com oxidante de 20 volumes. Se a sua intenção é ter fios relaxados e claríssimos ou trocar de química, como alisamentos e produtos à base de tioglicolato, por exemplo, o tempo de pausa é bem maior: só depois de 6 meses, cortando sempre as pontas.