O processo de transição capilar é uma luta diária. Mesmo com todos os benefícios de autoconhecimento e cuidado pessoal, não é simples colocar a autoestima em jogo no cotidiano. Ter que lidar com a incerteza de como o cabelo irá acordar mexe bastante com a confiança e acaba influenciando vários aspectos da vida de quem aguarda os fios naturais crescerem. Então, enquanto seu cabelo crespo ou cacheado ainda não der as caras, pode apostar nessas dicas que o Fique Diva separou para você! Assim, será mais fácil começar os dias com muita motivação e sem ter que se preocupar com a aparência das madeixas.
Comece a semana com um bom tratamento
Não adianta tentar fugir da rotina de cuidados capilares quando se está em transição. Durante esse período é essencial que os seus novos cachinhos sejam recebidos com muitos nutrientes. Dessa forma eles crescerão mais fortes e saudáveis. Outra vantagem de apostar em um cronograma de tratamento é que quanto mais hidratado seu cabelo estiver, mais definição você vai ter em suas finalizações. Até as texturizações terão resultados melhores. Vale a pena investir em hidratação, nutrição e reconstrução!
Os penteados salvam nos dias ruins, mas opte sempre por usar os fios soltos
Se o seu maior problema é lidar com a autoestima, o primeiro passo é repensar o jeito de arrumar os fios. Os penteados são realmente salvadores para disfarçar as duas texturas, mas eles não podem te aprisionar a uma única forma de se apresentar para o mundo. Quem acha que durante a transição capilar é impossível usar os fios soltos está muito enganado.
Teste diferentes texturizações, opte por finalizadores com mais consistência e que segurem melhor os cachos. O importante é procurar maneiras de se sentir mais confiante, e se usar o cabelo preso não faz isso por você, está na hora de achar outras opções. Com as técnicas corretas e um pouquinho de paciência você vai conseguir sair dos tradicionais rabos de cavalo e coques.
Acessórios são uma boa pedida para quando não tem mais jeito
E para os dias que raspar a cabeça parece a única alternativa possível, abuse dos acessórios! Brincadeiras à parte, o bad hair day é um fator marcante da transição capilar. Vão existir momentos em que suas madeixas simplesmente terão vida própria e tentar combater isso não é o melhor caminho.
A melhor sugestão é apostar em lenços, turbantes, faixas e presilhas que disfarcem a diferença de texturas. Chamar a atenção para outra parte do look também é uma escolha inteligente. Portanto, invista o tempo que você gastaria para arrumar o cabelo em uma maquiagem mais elaborada e complemente o visual com um maxibrinco ou colar.