Fique Diva - Sem tempo para ir ao salão? Saiba como lavar os cabelos como uma profissional

20/12/2019 / Publicado por Joanna Lopes

Sem tempo para ir ao salão? Saiba como lavar os cabelos como uma profissional

Cuidar dos cabelos em casa até pode exigir um pouco mais de tempo e dedicação, mas não é uma missão impossível. Saiba como manter os fios sempre bonitos e bem tratados mesmo sem ir ao salão de beleza.

Cuidar dos cabelos em casa até pode exigir um pouco mais de tempo e dedicação, mas não é uma missão impossível. Saiba como manter os fios sempre bonitos e bem tratados mesmo sem ir ao salão de beleza.

Uma das melhores vantagens de ir ao salão de beleza é sensação do cabelo limpo, saudável  e hidratado após a lavagem. O problema é que nem sempre temos tempo (e grana) para ir ao salão com frequência e, por mais que você tente fazer igualzinho em casa, parece que só as mãos do cabeleireiro têm esse poder de deixar os fios soltos e super macios. Mas você sabia que algumas técnicas podem te ajudar a chegar nesse resultado? O segredo vai desde a quantidade de produto ao movimento dos dedos no couro cabeludo. Confira 9 dicas de como lavar o cabelo e alcançar o efeito de salão sem sair de casa. 

1. A temperatura da água ideal é morna quase fria

O cuidado na hora de lavar o cabelo começa antes mesmo de molhar a cabeça. Procure lavar os fios com água fria ou na temperatura ambiente. A água muito quente deixa o cabelo mais ressecado, pois abre as cutículas e dilata os poros do couro cabeludo - facilitando a perda de hidratação. Com isso, o seu cabelo fica muito mais frágil e com aquele aspecto de quebrado.

Por outro lado, água quente também pode aumentar a oleosidade, pois estimula a produção de sebo, deixando o cabelo com uma textura mais gordurosa. Por isso, para evitar os dois efeitos e garantir mais brilho, o ideal é optar pela água fria. E não é só isso. Lavar na água fria reduz muito mais as impurezas e retira boa parte das células mortas do couro cabeludo. Sendo assim, você ainda fica livre das caspas.

2. Escolha o produto ideal para seu tipo de cabelo

Para ter um cabelo bonito e bem tratado, é importante fazer uso dos produtos certos. Na hora de escolher, preste atenção para qual tipo de fio ele é pensado. Cada produto oferece uma hidratação específica, por isso, não adianta ter um cabelo ondulado e usar uma máscara para cabelos lisos. Dessa forma, o seu cabelo fica sobrecarregado, além de perder a definição. Também não deixe de dar uma conferida na composição do produto. Shampoo com sulfato produz mais espuma e limpa bem o couro cabeludo, mas causa mais danos aos fios e deixa o cabelo mais frágil e quebradiço. Por isso, não ache que quanto mais espuma melhor, pelo contrário. A dica para não prejudicar os cabelos é apostar em fórmulas sem sulfato.

3. Quantidade certa de shampoo ajuda a manter o brilho dos fios 

A principal função do shampoo é limpar o couro cabeludo e retirar todas as impurezas. Mas cuidado na hora de aplicar o produto, pois em excesso ele pode deixar o cabelo opaco e sem brilho. O ideal é colocar uma quantidade equivalente a uma moeda de 10 centavos, ou seja, bem pouco. Caso contrário, seus fios ficarão mais pesados e ressecados. O cabelo possui uma oleosidade natural que proporciona um aspecto mais viçoso e com brilho. O excesso de limpeza diminui essa oleosidade. No final, não se esqueça de enxaguar bem para que não fique nenhum resíduo.

4. Espalhar o shampoo apenas no couro cabeludo com a ponta dos dedos

O segredo do cabelo limpo não está no tanto de espuma, mas em como você espalha o shampoo na cabeça. O ideal é aplicar apenas na raiz e não no comprimento dos fios, sempre com a ponta dos dedos. Evite esfregar o cabelo com as as unhas ou fazer movimentos como se estivesse coçando. Esses movimentos quebram o cabelo por causa do atrito, além de machucar a pele do couro cabeludo. Se você reparar bem, vai perceber que as mãos do cabeleireiro estão sempre fazendo movimentos mais suaves e nada agressivos, como se estivessem fazendo uma massagem. Tente fazer o mesmo.

5. Passe a máscara capilar no comprimento dos fios separando por mechas

A máscara capilar é uma ótima opção para quem quer dar um gás na hidratação. Por isso, o ideal é aplicá-la sempre depois do shampoo e antes do condicionador. Uma dica é espalhar o produto nas duas mãos antes de levar ao cabelo. Em seguida, distribua bem pelo comprimento dos fios, massageando do meio até as pontas. Você também pode aproveitar esse momento para desembaraçar o cabelo separando mecha por mecha. Isso faz com que a máscara não fique concentrada apenas em uma parte do cabelo, mas que penetre até nos fios menos expostos.

6. Passe condicionador apenas nas pontas dos fios

A quantidade de condicionador também precisa de uma certa cautela. O certo é aplicar a medida certa para cada tipo de fio, mas nunca em excesso. O condicionador sela as cutículas, dá um aspecto mais oleoso e maleável ao cabelo. Por isso, é importante levar em consideração fatores como grossura, oleosidade e comprimento. Cabelos finos, oleosos e curtos costumam ficar bem mais pesados após uso do condicionador, por isso, o ideal é usar bem pouco. Já quem tem madeixas mais grossas, compridas e com bastante volume podem usar uma porção um pouco maior. Mas não se esqueça de passar apenas nas pontas e nunca na raiz.

7. Enxágue bem o cabelo e evite esfregar ou torcer para retirar excesso de água

Qualquer produto usado durante a lavagem do cabelo precisa ser retirado por completo. Deixar resíduos de shampoo, condicionador ou máscara pode deixar os fios mais pesados. Por isso, enxague bem o cabelo para ter certeza de que não sobrou nada. Em seguida, não se esqueça de secar, mas sem esfregar a toalha na cabeça. Esse hábito acaba quebrando os fios e aumentando o frizz. Outra dica é evitar torcer ou espremer o cabelo para retirar o excesso de água.

8. Creme para pentear oferece maior leveza e definição  

O melhor finalizador é aquele que oferece leveza e um aspecto de saúde e definição aos fios. Por isso, é importante escolher um produto que potencialize o que há de melhor nas suas madeixas. Para as cacheadas, uma boa opção é utilizar cremes ativadores de cachos, que dão maior definição com um aspecto mais natural. Já o leave-in é uma boa escolha para quem tem cabelos mais finos, lisos e ressecados. As mulheres com fios mais oleosos, precisam segurar a mão na hora de aplicar o finalizador. O recomendável é usar sprays que não pesem os fios, e não deixam o cabelo com um aspecto mais gorduroso e lambido.

9. Não é preciso lavar o cabelo todos os dias

Lavar o cabelo todos os dias não é uma boa ideia, mesmo quem tem fios mais oleosos. Quanto mais lavagem, mais as glândulas sebáceas produzem óleo. O recomendável é fazer a limpeza em dias alternados ou de dois em dois dias, para manter o couro cabeludo limpo e longe das temidas caspas. Mas também não demore tanto tempo entre uma lavagem e outra, mesmo que você ache seu cabelo mais bonito quando não lava. A falta de água aumenta os resíduos no couro cabeludo que podem inclusive obstruir os poros. Já a hidratação mais profunda com máscara não precisa ser feita sempre, mas pelo menos a cada duas semanas.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram