O fator encolhimento é uma característica bem marcante dos cabelos crespos. Por isso, é comum achar que os fios pararam de crescer, já que eles aparentam ter o mesmo tamanho durante muito tempo. Mas é pura ilusão de ótica! Os cachos do tipo 4 também crescem em média de 1 a 1,5 cm por mês e podem ficar longos e lindos com cuidados especiais.
Dê atenção aos cuidados com o couro cabeludo
Quando a raiz está bem cuidada e limpa, os nutrientes dos produtos e das receitas caseiras ficam com o caminho livre para penetrar na fibra capilar. Assim, os fios ficam hidratados e ganham mais força para crescerem saudáveis.
Como a textura e o formato dos cabelos crespos impedem que a oleosidade chegue até as pontas, o couro cabeludo pode ficar entupido, provocando ressecamento ou mesmo caspas. Por isso, é importante lavar as madeixas com shampoo e condicionador em sal, além de enxaguá-las sempre com água fria ou morna. E massageie a região usando a ponta dos dedos, nada de colocar as unhas.
Aposte em nutrição e hidratação para fortalecer os cabelos crespos
Como foi dito, os cabelos crespos tendem a ser mais ressecados do que os outros tipos por conta do seu formato natural. Porém, alguns tratamentos específicos ajudam a combater esse ressecamento, como a nutrição. Seja com máscara nutritiva ou com óleos vegetais, é importante nutrir as madeixas para recuperar os fios danificados e evitar as pontas duplas - que causam a impressão de que os fios pararam de crescer.
Outra dica importante é hidratar os cabelos crespos com regularidade. Além dos lipídios, os fios precisam de água para manter a maciez e o brilho, e é a máscara concentrada que irá repor essa substância. Uma vez ou duas por semana, dependendo da sua necessidade, é a frequência ideal para a hidratação das madeixas.
Os cabelos crespos quebram com mais facilidade
É comum achar que os cabelos crespos não estão crescendo como deveriam e isso se deve ao fato, entre outros motivos, de que os fios desse tipo quebram com muita facilidade. Ao contrário do que parecem, eles são mais finos e sensíveis, deixando-os mais quebradiços.
Nesse caso, é bom ter muita atenção na hora de pentear os cabelos crespos. Use pentes de madeiras com cerdas mais largas e sempre comece pelas pontas. Todo cuidado é pouco na hora de desfazer os nós, ok, diva? Modele os fios com os dedos e use o pente garfo para dar mais volume.
Faça o teste da foto para saber se seu cabelo cresceu
O teste é bem simples e funciona bastante para saber se o seu cabelo crespo está crescendo ou não. Tire uma foto dos seus fios, de todos os ângulos possíveis, no fim de cada mês. Isso porque, mesmo que você tenha a impressão de que eles não estão crescendo, o registro fotográfico pode esclarecer sua dúvida.
Se quiser, estique uma mecha com a ponta dos dedos e faça a comparação mensal do quanto as suas madeixas ganharam em comprimento. Se notar que não existe diferença nenhuma depois de três meses, procure um especialista para te ajudar com essa situação.