Fique Diva - Shampoo anticaspas caseiro: como fazer o produto para acabar com as capas

26/07/2018 / Publicado por Marina Couto

Shampoo anticaspas caseiro: como fazer o produto para acabar com as capas

Para aliviar os sintomas da caspa, vale apostar no shampoo caseiro feito com alecrim e hortelã na hora de lavar os cabelos

Para aliviar os sintomas da caspa, vale apostar no shampoo caseiro feito com alecrim e hortelã na hora de lavar os cabelos

Quem tem caspa sabe o trabalho que dá tentar esconder ou minimizar a situação. É que os pequenos pontinhos brancos se soltam do couro cabeludo e caem diretamente na roupa, além de interferir na lavagem e no crescimento dos fios. Tem mais: nem sempre a caspa está ligada a uma predisposição genética, já que alguns fatores externos contribuem para o aumento do problema. Mas a boa notícia é que você pode usar um shampoo caseiro para controlar o excesso de caspa. Quer saber como fazer? Confira as dicas que o Fique Diva separou para você!

Banho quente e má alimentação podem aumentar a caspa

As descamações e os pontinhos brancos que surgem no couro cabeludo não precisam necessariamente ter uma causa genética. Em alguns casos, a caspa se manifesta por conta dos maus hábitos, como lavar os cabelos com água quente. A alta temperatura interfere na produção de óleo, deixando a raiz mais oleosa e o restante do comprimento bem ressecado.

Outro erro é prender os cabelos ainda úmidos, favorecendo o surgimento de fungos. Tem que esperar secar completamente antes de fazer algum penteado. Além disso, se você tem se alimentado mal, sem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, é possível que você tenha caspa, entre outras complicações.

Aprenda a fazer um shampoo caseiro anticaspa

Se a sua situação com a caspa estiver muito crítica, provocando sensibilidade extrema no couro cabeludo, é hora de procurar ajuda médica. Porém, se a caspa estiver em uma fase mais tranquila, mas você não vê a hora de se livrar dos pontinhos brancos, dá para usar um shampoo caseiro com hortelã e alecrim. Aprenda o passo a passo:

1º passo: ferva 1 colher de sopa de folha de hortelã e 1 colher de sopa de alecrim em 1 litro de água. Deixe a mistura esfriar completamente.

2º passo: depois que esfriar, coe o líquido e misture meia xícara de shampoo neutro (pode ser infantil) ou transparente.

3º passo: coloque o shampoo caseiro em um recipiente de fácil aplicação e chacoalhe até obter espuma.

4º passo: pode usá-lo normalmente para fazer a lavagem dos fios, massageando bem o couro cabeludo.

O vinagre branco também ajuda a controlar a caspa

Outra dica para quem quer dar um basta na caspa é apostar no vinagre branco. O ingrediente tem ação antifúngica, aliviando a coceira e diminuindo a descamação. Nesse caso, é só misturar meia caneca do vinagre com duas de água, massageando o couro cabeludo por cinco minutos antes de começar a lavagem dos fios com shampoo e condicionador. Vale reforçar que quem estiver com a raiz muito sensibilizada não deve passar o vinagre nos fios, ok?

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram