Se você é morena e quer ter os cabelos platinados como os de Flávia Alessandra, seu sonho não está muito longe de ser realizado, porque o Fique Diva vai te explicar tudo o que precisa ser feito para alcançar a cor desejada. Quando o assunto é clarear cabelos castanhos virgens, a regra é clara: você precisará passar pela descoloração para investir no poderoso 12,11 (Louro Platinado), de Cor&Ton. “Quanto mais escuro for o cabelo, maior é o tamanho da melanina e mais difícil será para clarear. A espessura do fio e a porosidade também podem influenciar em um resultado diferente em cada cabelo”, garantiu Jacqueline Cláudia, Coordenadora Nacional de Formação de Niely.
Do cabelo virgem no tom castanho médio ao loiro platinado
Antes de optar por mudar a cor das madeixas, é muito importante lembrar que a coloração permanente só tem capacidade de clarear até três tons. Portanto, se você pretende pular do castanho claro (5.0) ou médio (4.0) - tons típicos das brasileiras de pele morena - para o louro platinado (12.11), você precisará despigmentar a cor, mesmo que seu cabelo seja virgem. Por exemplo: ao aplicar a tonalidade platinada no fio castanho, a altura de tom poderá chegar a 8.0 (loiro claro).
“Qualquer resultado que a consumidora queira e que seja superior ao clareamento de três tons será preciso descolorir o pigmento natural do fio com pó descolorante e água oxigenada”, afirmou a profissional.
A descoloração deve ser feita por um profissional de sua confiança
Agora que você já sabe que não tem como fugir da descoloração - a menos que seu cabelo seja loiro - chegou a hora de procurar um profissional de sua confiança para realizar essa tarefa: “Em cada parte do fio, o pó descolorante vai se comportar de uma maneira, principalmente próximo à raiz, que deve ser clareada por último. O procedimento exige técnica e um bom olhar, por isso recomendamos fazer com um cabeleireiro”, pontuou a expert.
Segundo a profissional, o objetivo é uniformizar o tom até chegar em um amarelo claro: “Não é preciso tirar todo o pigmento do cabelo, o tom ideal é o amarelado para depois aplicarmos a coloração 12.11”, afirmou Jacqueline. A parte do cabelo que estiver mais clara é onde as madeixas vão absorver mais rápido o pigmento acinzentado, por isso é importante tomar cuidado com a despigmentação dos fios para não resultar em um tom azulado.
O retoque da raiz deve ser feito cuidadosamente
Muitas mulheres já têm habilidade para retocar os cabelos em casa com facilidade. Acontece que um erro muito comum que muita gente ainda comete é refazer toda a coloração em vez de colorir apenas as partes crescidas. Segundo a colorista, isso pode danificar o os fios que já estão tingidos, além de saturar a cor e deixar o cabelo sensibilizado. "O certo é passar a coloração em creme na parte crescida e com os cabelos secos, e aguardar 30 minutos. Depois do tempo de pausa, pode umedecer as madeixas e aplicar a coloração restante durante 10 minutos", finalizou Jacqueline.
Siga nossas recomendações e tenha um loiro platinado poderosíssimo!