Assumir os cabelos cacheados e crespos é um movimento importante de aceitação e empoderamento. No entanto, não são todas as meninas que pretendem parar de alisar os fios - e isso não é nenhum problema! Se o alisamento é a sua opção, é fundamental saber, em primeiro lugar, quais são os métodos mais indicados e seguros. Por isso, o Fique Diva separou algumas dicas para quem ainda tem dúvidas. Confira!
É preciso avaliar o tipo de cacho para escolher o melhor alisamento
Nem todos os produtos para alisar ou relaxar reagem do mesmo jeito em diferentes cachos. Nesse caso, é importante considerar o seu tipo de fio antes de fazer o procedimento químico. Se os seus caracóis forem mais abertos e ondulados, as escovas progressivas tradicionais ou inteligente alinham as madeixas sem mexer na estrutura dos fios.
Já se o seu fio é mais fechado e crespo, como os cachos do tipo 4, e você quer alisá-lo definitivamente, pode apostar nos alisamentos com tioglicolato. Existem muitas opções de alisamento com a substância, mas é preciso usar a química com muito cuidado.
Saiba a diferença entre relaxamento, guanidina e tioglicolato de amônia
Se você busca outras opções sem formol e mais seguras, dá para escolher entre o relaxamento, a guanidina e o tioglicolato. Mas qual é a diferença entre essas substâncias? O tioglicolato pode ser usado tanto para alisar quanto para enrolar as madeixas, tudo vai depender do seu objetivo e da ferramenta usada. Já o relaxamento não alisa, mas deixa os cachos mais abertos e diminui o volume.
Para quem tem os cabelos bem crespos e pretende alisar de um jeito mais natural, a guanidina é a opção mais indicada. O alisamento com o produto é definitivo e você só precisa retocar as partes crescidas a cada três meses. Mas atenção: a guanidina não é compatível com algumas químicas (tioglicolato, por exemplo), então fique de olho se você tem coloração ou usou outro produto anteriormente.
Os cabelos precisam estar saudáveis para não sofrer com o corte químico
Mesmo que a química que você tenha escolhido para alisar os cachos seja mais suave, é fundamental fazer um teste de mechas antes de aplicar o produto completamente nos cabelos. Isso porque você corre o risco de ter um corte químico, se os seus fios não estiverem fortes o suficiente.
Antes disso, é ainda mais importante manter as madeixas protegidas com hidratações regulares. Como o alisante forma uma espécie de capa ao longo dos fios, ele precisam estar saudáveis para receber a química.
Após o alisamento, invista em tratamentos mais profundos
Agora que seus cabelos estão do jeitinho que você quer, nada de descuidar das madeixas, certo? Os fios alisados demandam cuidados especiais e mais profundos, para recuperar as agressões causadas pela química.
Além das hidratações semanais, que precisam ser mantidas, vale a pena investir na reconstrução com a queratina líquida pelo menos a cada 15 dias. O tratamento vai devolver a proteína e o brilho dos seus fios.