Quem não tem o cabelo naturalmente castanho com certeza conhece alguém que tem. Isso porque a cor é a base da maioria das brasileiras, com tons que variam entre o mais claro e o mais escuro. No entanto, caso você se enquadre nessa categoria e esteja com vontade de clarear os fios, é preciso considerar alguns fatores. Saiba como conseguir mudar o visual com as dicas do Fique Diva.
A coloração clareia até três tons em cabelos virgens
Essa é a regra básica da colorimetria. Se o seu cabelo está entre o 3.0 (castanho escuro) e o 5.0 (castanho claro), não adianta querer ficar loira platinada de uma vez e apenas com uma caixinha. O processo pode ser bem mais demorado do que parece, ainda mais se os seus fios forem mais escuros.
Porém, se a ideia é clarear apenas dois tons, a mudança é muito possível. Mais fácil será se o seu cabelo castanho escuro não tiver passado por nenhum processo químico, como colorações e alisamentos. Nesse caso, você consegue chegar a um tom 6.0 (loiro escuro) sem problemas. Se quiser deixar o look ainda mais quente, aposte nas colorações com reflexos acobreados ou dourados. Vai arrasar!
Se você pintou o cabelo de escuro, é necessário fazer uma decapagem antes de colorir novamente
Clarear os fios quando eles já passaram por alguma transformação não é tão simples. Dependendo do seu tom natural e da coloração usada anteriormente, pode ser que seja necessário fazer uma decapagem antes de passar pelo clareamento.
Esse processo vai retirar os pigmentos escuros dos cabelos coloridos de preto ou de vermelho, que são tonalidades mais difíceis de sair. A decapagem faz uma espécie de “limpeza”, sem que você corra o risco de manchar o cabelo na hora do clareamento. Mas nada de fazer a técnica em casa! Procure um cabeleireiro em quem confie e capriche na hidratação após o procedimento, para recuperar a saúde das madeixas.
Depois de clarear, cuide dos fios para ficar com a cor radiante e com brilho
Os cabelos castanhos escuros costumam revelar reflexos avermelhados com a exposição solar e por causa de outros agentes externos. Para evitar que a cor fique opaca e prejudique o seu clareamento, é importante manter os cuidados em dia. Além disso, essa manutenção vai deixar a sua nova nuance mais radiante e cheia de brilho.
Prefira os shampoos e condicionadores sem sal, que são menos agressivos aos cabelos quimicamente tratados. Ao finalizar, invista em cremes com filtro UV e, com o uso das ferramentas de calor, não esqueça de produtos termoativados. E, claro, mantenha o cronograma capilar sempre em dia, sem pular etapas!