É preciso ter muita criatividade para lidar com as duas texturas dos fios na transição capilar. Até porque vamos combinar que ninguém curte ficar com o mesmo visual todos os dias. E durante o processo de crescimento do cabelo natural é muito importante apostar em penteados e texturizações que ajudem a melhorar a autoestima. Existem diversas formas de estilizar fios que estejam metade cacheados e metade alisados, entre as técnicas se destacam o dedoliss, bigudinho, twists, tranças e coquinhos. Se você está em transição capilar e quer prolongar mais o seu Big Chop, vem com a gente aprender como fazer algumas texturizações!
Dedoliss é um clássico entre crespas e cacheadas
Para essa técnica não é preciso usar nenhum acessório, apenas os seus dedos. Além de ser bem simples de reproduzir, o dedoliss pode trazer um sentimento de nostalgia para as crespas e cacheadas. Quem nunca teve os cachinhos formados pelos dedos da mãe quando criança? Na época você nem imaginava, mas a sua mãe já estava aplicando uma técnica de texturização no seu cabelo. Para fazer basta passar um pouco de creme e enrolar os fios com a ajuda dos dedos. Depois, se preferir deixar o visual mais natural é só desfazer alguns cachos passando as mãos ou até mesmo um pente de dentes largos. Mas é importante ter em mente que esse método não tem tanto poder de enrolar os fios. Você vai conseguir um efeito mais ondulado.
Bigudinho x Flexi Rods
O bigudinho é um dos acessórios de texturização mais populares entre as meninas que estão em transição capilar. Para quem não conhece, são aros de plástico que fazem o formato espiral do cacho e deixam um resultado lindo nas madeixas. A melhor parte dessa técnica é o day after duradouro, depois que o cabelo ficar pronto pode durar até três dias sem precisar lavar.
Os flexi rods são bastante conhecidos e amados entre as estrangeiras que precisam cachear o cabelo durante a transição capilar. Esse acessório é feito de espuma e seu formato parece um palito reto. Por ser de espuma, os flexi rods são bem maleáveis e essa característica pode ajudar a compor diferentes tipos de cachos. A batalha entre os bigudinhos e os flexi rods é boa, mas quem decide é você, diva!
Os bobes são os acessórios de texturização mais fáceis de encontrar
Essa técnica de cachear o cabelo é a mais antiga, porém não ache que ela é menos eficaz por isso. Os bobes são definitivamente os acessórios mais conhecidos para formar cachos sem o uso de ferramentas de calor, seja homem, mulher, lisa, ondulada, cacheada ou crespa, todo mundo sabe o que são bobes e para que ele servem. E como são muito fáceis de encontrar, é possível que a sua mãe ou até mesmo a sua avó tenham alguns aí na sua casa. Para cabelos em transição capilar, os mais recomendados são os estreitos, pois com eles os cachos ficam com a aparência muito mais natural.
Use o próprio cabelo para texturizar com a técnica de twists ou os bantu knots
Existem outras formas de texturizar sem precisar do uso de acessórios, você sabia que o seu próprio cabelo pode ser usado para formar cachinhos. Os twists e bantu knots, ou coquinhos, são técnicas que usam o próprio fio para formar as texturas que deixam o cabelo todo cacheado. Para fazer twists basta separar duas mechas como se você fosse fazer uma trança de duas partes, depois enrole-as até o final. Espere os fios secarem e desfaça o penteado. E para os bantu knots é só separar as madeixas em seções e fazer coquinhos por toda a cabeça. Deixe os coques no cabelo por, pelo menos, 5 horas e depois solte. Pronto, a texturização está pronta!