A sensação do banho quentinho é uma delícia na pele, mas nos cabelos… Alerta vermelho! A água quente é inimiga da saúde capilar, tanto dos fios quanto do couro cabeludo. Já a água fria, que a gente tanto foge, é uma grande aliada para dar brilho e proteger a hidratação das madeixas. Confira as dicas abaixo e mude os hábitos ruins na hora da higienização das madeixas.
Comece a lavagem com a água morna e termine com a fria
Tomar aquele famoso banho pelando resseca a pele e o cabelo, deixando o aspecto poroso e favorecendo o aparecimento de frizz e pontas duplas. Para não errar mais, o ideal é começar a lavagem com água morna e terminar com a fria. Assim, você vai tirar o excesso de oleosidade produzida pelo couro cabeludo, além dos resíduos de produtos e sujeira que ficam presos nos fios. Depois, a gelada entra em ação para fechar as cutículas, fazendo com que sua hidratação fique a salvo e o brilho dê as caras novamente.
Prefira produtos específicos para o seu tipo de cabelo
Além da temperatura correta da água, é muito importante saber escolher os produtos capilares. Se você tem os cabelos pintados, por exemplo, deve investir em uma linha para fios coloridos para preservar a cor e evitar o ressecamento causado pela química da coloração. Para quem está com cabelos danificados ou quebradiços, o indicado é usar os que têm ação reconstrutora.
Faça um pré-shampoo para proteger os fios
Você já deve estar careca de saber que lavar o cabelo todos os dias pode ressecá-los, né? Além de intercalar os dias de lavagens, uma superdica que nós vamos dar hoje é fazer um pré-poo antes do banho. Na prática, são tratamentos bem rapidinhos - dá para fazer dentro do box - que vão proteger seus fios dos sulfatos do cosmético e ao mesmo tempo permitir que eles fiquem bem limpos.
Esse pré-shampoo pode ser feito com máscaras, condicionadores ou óleos vegetais, o que você achar mais prático. Com o cabelo sujo, aplique o produto de sua escolha no comprimento e deixe agir por 15 minutos. Depois é só enxaguar e começar a lavagem normalmente.