A transição capilar é o principal processo para alcançar o tão sonhado cabelo natural, principalmente para as divas que sonham em assumir os seus cabelos após tanto tempo alisando os fios. O amor aos cachos incentivou várias crespas e cacheadas a conhecerem os seus fios naturais e abandonarem o uso de químicas que relaxavam as madeixas e alteravam a estrutura do fio. O Fique Diva sabe que esse momento pode trazer várias dúvidas e algumas preocupações, por isso separamos dicas para passar pela transição capilar de uma forma mais leve e com menos perrengue. Confira!
O que é a transição capilar?
Transição capilar é o período em que quem quer assumir o seu cabelo natural para de utilizar qualquer tipo de química, deixando os fios que estão crescendo 100% naturais. Nessa fase, as divas podem optar tanto pelo big chop, também conhecido como corte final, quanto por deixarem os cabelos com duas texturas.
A transição capilar é um momento de descoberta, pois, além de fornecer uma nova visão sobre si mesma, o processo também permite que você conheça e se conecte com partes que você não tinha ideia que existia. A dica de diva é aproveitar esse momento apesar do medo e arrasar!
Transição capilar: saiba quais são os principais obstáculos
Para que você fique um pouco mais preparada, trouxemos algumas das principais dificuldades das nossas leitoras, mas sem esquecer que cada transição é única e que as características podem ser diferentes entre cada diva, viu?
1) A ansiedade para conhecer o cabelo novo
Saber como será o cabelo após a transição é uma das principais causas de ansiedade entre as crespas e cacheadas, afinal, como reconhecer qual é o seu tipo de cacho? Como cuidar do cabelo após a transição? São várias perguntas de uma vez só e, por agora, a gente só pode dizer um: calma, diva! É normal o cabelo ficar diferente do que era antes dos procedimentos químicos, e é mais normal ainda a gente não saber qual é o nosso tipo de fio logo que fazemos a transição capilar.
A dica é esperar pelo big chop, observar como é a estrutura do seu cacho e comparar com a tabela de curvatura para entender qual é o seu tipo de fio. Após a identificação, será mais fácil entender quais são as necessidades dos seus fios.
2) O tempo de transição varia de pessoa para pessoa
Não tem regra: cada pessoa leva seu próprio tempo para passar pela transição. Algumas levam mais tempo do que as outras e isso pode variar de acordo com os cuidados adequados com as madeixas. Quanto mais saudável os fios, mais rápido eles vão crescer. Uma das principais alternativas é investir no cronograma capilar e em receitas caseiras que aceleram o crescimento capilar.
3) Driblar a falta de tempo para cuidar dos fios
Os cabelos em transição costumam ficar mais frágeis, principalmente na divisão entre o cabelo natural e a parte com química. Por isso, a principal recomendação é cuidar dos fios de maneira correta seguindo o cronograma capilar, sem abandonar a hidratação, reconstrução e nutrição. Mas o Fique Diva sabe que, na correria do dia a dia, nem sempre é possível cuidar dos fios de maneira correta, e, por isso, recomendamos o Condicionador Bomba : o produto pode ser de grande ajuda nos dias em que você não tem tempo nem para respirar direito, mas sabe que precisa dar um jeitinho nas madeixas. O condicionador promete cuidar dos fios em apenas 1 minuto, repondo os nutrientes necessários de forma super concentrada aos fios.
Texturização e penteados: dicas para disfarçar as diferentes texturas dos fios
Passar pela transição capilar também exige bastante paciência já que os cabelos costumam ficar com duas texturas diferentes. A texturização é uma das principais dicas para driblar a diferença entre os fios, além de apostar em penteados e acessórios que ajudam a disfarçar o cabelo em transição. Desde a texturização com canudo até o uso de box braids e turbantes podem ser o pontapé inicial para dar um up na sua autoestima durante a transição.
Evite o uso das ferramentas de calor no dia a dia sem proteção térmica
O uso constante de secador e chapinha acaba retirando a queratina dos fios, deixando-os desprotegidos e com mais facilidade para quebra. Além de repor a queratina com receitas caseiras de reconstrução capilar, a dica é evitar o uso dessas ferramentas e, caso precise utilizar, tenha o auxílio do difusor e de produtos com proteção térmica para evitar a exposição dos fios ao calor excessivo.
Big chop: saiba como escolher o corte perfeito para dar adeus aos fios com química
O big chop é conhecido por ser o corte final e deixar os fios completamente livres de qualquer resquício de química. Ele pode ser feito logo no início da transição, um corte bem baixinho, como o joãozinho, ou com mais tempo do processo livre de químicas, permitindo um maior comprimento dos fios. O corte pode variar desde um corte blunt até o chanel e é fundamental escolher um estilo que combine com o seu visual, seja ele romântico ou ousado.