Quando o assunto é transição capilar, muitas pessoas indicam o Big Chop (o corte que tira toda química de uma vez) como alternativa mais rápida e eficaz. O grande corte, sem dúvidas, é a melhor forma de passar pela transformação sem sofrer muito com metade do cabelo liso e outra metade cacheada. Mesmo sendo a melhor opção para quem não quer lidar com as duas texturas nos fios durante meses, o BC é uma grande decisão na vida de uma nova cacheada. Confira nossa matéria e descubra o que ninguém nunca te contou sobre o BC!
O Big Chop não é a última fase da transição capilar
Achou que o Big Chop era a última fase da transição capilar? Engano seu, amiga. Para sua surpresa, depois do grande corte é muito comum seu cabelo passar por um efeito chamado “scab hair”, onde os novos fios que começaram a nascer demonstram um formato estranho, áspero, bem mais seco e sem definição. Esse fio recém-nascido apareceu justamente naquele período em que o couro cabeludo estava se recuperando dos procedimentos químicos, por isso, é normal que ele esteja sofrendo os sintomas da transição.
O scab hair é, sobretudo, um cabelo muito seco e sedento de hidratações. Por isso, mantenha um cronograma capilar regularmente após seu Big Chop e não deixe de incluir a nutrição com óleo vegetal (óleo de coco é uma boa opção). O ativador de cachos, o creme para pentear e óleos capilares de sua preferência também podem ser grandes aliados quando usados após a higienização, pois eles ajudarão a manter os fios hidratados ao longo do dia. Se você quiser se livrar dessa parte adoecida da madeixa mais rápido, não tem jeito, a única opção é aparar as pontas novamente.
Apaixonadas por cabelos longos podem sofrer mais com a mudança
Quem quiser fazer o BC precisa estar pronta para exibir um novo visual com fios bem curtinhos ou até mesmo todo raspado, se preferir. As moças que sempre usaram longas madeixas alisadas, porém, tendem a sofrer mais com essa situação.
Para tomar coragem de fazer o Big Chop, você pode procurar referências de meninas que fizeram o grande corte na internet. Muitas youtubers e blogueiras compartilham suas histórias, inspirando outras meninas que estão passando pela mesma situação. Quem sabe esses vídeos sirvam para ter aquela motivação para encarar a tesoura?
O seu cabelo nunca ficará igual ao de outra pessoa
As youtubers e blogueiras cacheadas são uma grande inspiração para muitas meninas que começaram a transição. Mas, não podemos esquecer de um detalhe muito importante: cada cabelo é um caso particular. Cada cacho tem sua classificação, formato, cor e textura, portanto, não crie expectativas achando que seu look vai ficar idêntico ao de alguma blogueira só porque você seguiu direitinho o que ela ensinou. Desfazer essa frustração pode ser bem mais doloroso.
Seu cabelo pode ficar com texturas diferentes após o BC
Fazer o Big Chop não significa conquistar cachos definidos logo de cara. É comum, sim, que suas madeixas mais curtas fiquem com duas ou mais texturas após o grande corte - principalmente por conta do scab hair que falamos no início. Para isso, você pode contar com técnicas de texturização mais eficientes do que a fitagem, como o dedoliss, o twist no caso dos crespos e a plopping.
O fator encolhimento influencia no grande corte
O fator encolhimento é uma das peculiaridades mais chocantes nos cabelos crespos e cacheados. Sabe quando você lava o seu cabelo (alisado ou cacheado) e por estar molhado ele parece um pouco maior do que o normal, mas logo depois seca e diminui o tamanho? O causador disso é o tal encolhimento natural, que nos crespos é ainda mais visível e preocupante na hora de cortar. Quanto mais estreitas as molinhas dos cachos, mais elas tendem a encolher e fazê-lo parecer bem mais curto do que é ao esticar a mecha. Portanto, fique ligada ao comprimento que você pretende cortar o seu BC para não se arrepender depois.