Está passando pela transição capilar? Então, amiga, é hora de rever os seus cuidados com os cabelos. É que os fios, agora assumindo uma nova textura, estão mais sensíveis e precisam de tratamentos específicos. Além disso, a forma como você penteia, seca e prende as madeixas também influencia na saúde e no formato dos seus cachos. Confira algumas dicas para ficar mais tranquila nesse período e exibir cabelos lindos!
É importante cortar os cabelos, mesmo que não seja um big chop
Ao parar de usar a química e deixar os cabelos crescerem naturalmente, as texturas ainda ficarão bem indefinidas. Dependendo do crescimento dos seus fios, esse processo pode ser mais lento ou mais rápido, porém, de qualquer maneira, a parte alisada só sairá mesmo com a tesoura.
Isso não significa que você tenha que, necessariamente, fazer um big chop para tirar o alisado de uma só vez. Se essa não for a sua vontade, não tem problema, mas um corte a cada três meses é o ideal para fortalecer os fios e minimizar o aspecto “metade liso, metade cacheado”.
Aposte na umectação com óleo vegetal para nutrir os cachos
O universo dos cabelos cacheados e crespos é cheio de informação e várias receitas para cuidar dos fios. Como cada um é único, vale a pena ir testando os produtos e tratamentos para saber o que mais funciona para você. No entanto, tem uma técnica que é a queridinha entre as meninas que estão em transição.
É a umectação com óleos vegetais, em que você aplica o produto por todo o cabelo - até mesmo na raiz - e deixa agir por, pelo menos, duas horas. O óleo de coco é o mais usado, mas você pode trocar por outro, se preferir, desde que ele seja 100% vegetal. Esse tratamento vai nutrir profundamente os fios, deixando-os mais macios e definidos.
O shampoo e o condicionador que você usa também fazem diferença
Mesmo que você corte os cabelos e aposte em tratamentos profundos, como a umectação, esses cuidados podem não fazer efeito se você não ficar atenta na forma como você trata os seus cachos no dia a dia.
Sim, no período de transição, o shampoo e o condicionador também precisam estar de acordo com o seu momento atual. E essa fase pede produtos mais hidratantes e suaves para cuidar bem dos seus novos cachinhos. Sabe o óleo vegetal que você usou na umectação? Passe um pouco nos fios antes de lavar as madeixas com shampoo. Ele dá uma proteção extra!
A texturização ajuda a definir melhor os cachos
Nessa fase em que os fios ainda estão com duas texturas, a melhor dica é saber finalizá-lo direitinho. Assim, você garante que os cachos fiquem mais definidos e ainda estejam intactos no dia seguinte.
São várias as técnicas de texturização para testar e aqui vale a mesma regra dos produtos: experimente para saber o que se adapta melhor à sua rotina. Bigudinhos, coquinhos, papel higiênico, secagem com a peneira, ritual do COG… o que não faltam são opções!