Estiloso e super prático, por onde quer que passe o turbante chama atenção pela variedade das cores, estampas e modelos. Mas você sabia que ele vai muito além de ser uma ótima alternativa para disfarçar o bad hair day ou passar pela transição capilar? Ao analisarmos a cultura e a sociedade, o turbante traz consigo ancestralidade e muita história.
Qual a origem do turbante?
Apesar de ter uma forte influência africana aqui no Brasil, o turbante é presente em vários lugares ao redor do mundo, tendo significados diferentes para cada cultura. A origem do acessório ainda é indefinida, mas, historicamente, há indicações que já era utilizado antes do surgimento do islamismo, onde tem como função religiosa, reforçando a fé - assim como os Sikh, religião monoteísta indiana.
Conheça a história do turbante no Brasil
Durante 300 anos, diversos negros foram escravizados e, mesmo com as adversidades e injustiças diárias, eles não se deixavam abater. Muitos trouxeram partes da sua cultura local - de onde foram sequestrados - como uma alternativa de amenizar as dores do dia a dia e não esquecer o significado de casa. O turbante foi uma dessas lembranças que até hoje guarda um enorme significado.
A presença da história negra tem impacto na vida de muitas das nossas divas que se identificam com a cultura negra através do cabelo crespo, turbante colorido e acessórios que as aproximam da "sua casa" ancestral: a África. Os laços do Brasil com o continente são tão estreitos, que o nosso país possui a maior cidade com pessoas negras fora da África, a tão famosa e querida Salvador.
Turbante + moda étnica: entenda como a dupla funciona
Os acontecimentos históricos também estão presente na moda. O turbante faz parte das tendências étnicas, um estilo que se inspira na cultura de tribos africanas e indígenas. A moda étnica tem feito cada vez mais sucesso no ocidente com diferentes texturas, estampas e com cores fortes. No entanto, não podemos esquecer que, além de beleza, cada peça traz uma representação diferente e de extrema importância para cada cultura.
Além de ser extremamente representativa, a moda étnica combina com todos os tipos de eventos, desde acessórios no dia a dia, como em eventos mais formais como casamentos ou festa da empresa.
Saiba como usar o turbante durante a transição capilar
Deixar o cabelo crescer 100% natural e ainda ir retirando as pontas com química pode ser um desafio para algumas divas, principalmente por ter dois tipos de texturas no mesmo cabelo. Mas a gente promete que depois da transição o amor pelos cachos só aumenta, e você começa a conhecer uma nova você, diva! Sem contar que muitas divas começam a se conectar com as histórias das suas famílias após começarem a usar o cabelo de forma natural.
Para disfarçar a diferença dos fios, uma das dicas é o uso do turbante, que pode ser tanto em faixa como na cabeça total, dentre vários formatos e estampas. O turbante também pode ser um aliado para o dia de bad hair day, afinal, nada melhor do que conseguir dar um jeitinho nos fios sem perder o estilo, né diva?
É só escolher o seu modelo favorito arrasar!
Dica de diva: não deixe de usar a máscara de Hidratação Milagrosa com água de coco + extrato de babosa da Niely para garantir a saúde dos seus fios, além de garantir muito mais brilho aos fios!