A hidratação é um dos tratamentos mais conhecidos entre as mulheres, feito com máscara concentrada ou mesmo com receitas caseiras. Porém, a umectação tem sido cada vez mais usada, principalmente para quem tem os fios mais ressecados. Isso porque os óleos vegetais são capazes de nutrir profundamente os cabelos e repor os lipídios que só a hidratação não dá conta. Além da versão tradicional, existem outros métodos para umectar os fios. Veja só!
Mas, afinal, o que é umectação?
Embora o termo seja bastante divulgado, muita gente ainda não sabe o que significa a umectação. Não tem problema, a gente te explica! Umectar nada mais é do que aplicar óleos vegetais nos fios, para nutrir os que estão mais ressecados e sem vida.
Todas podem fazer o tratamento, porém as cacheadas e crespas são as mais adeptas, por causa do ressecamento natural dos cachos. A umectação repõe a oleosidade dos fios e devolve o brilho e a maciez dos cabelos. O óleo de coco é o queridinho na hora de umectar as madeixas, mas você pode usar o óleo da sua preferência - desde que ele seja 100% vegetal, combinado?
Na umectação comum, o óleo vegetal é aplicado diretamente nos fios
Esse é o jeito mais tradicional de se fazer a umectação. Basta aplicar o óleo vegetal por todo o comprimento e pontas, além de caprichar na raiz. Sim, o produto pode e deve ser passado no couro cabeludo para remover as impurezas e nutrir a região - responsável pelo crescimento dos fios.
E não precisa lavar os fios antes da aplicação não! Com os cabelos secos e semisujos, faça a aplicação mecha por mecha para facilitar e deixe o produto agir por, no mínimo, duas horas. Depois é só enxaguar normalmente. Você vai perceber a diferença no toque logo após a lavagem.
Você pode esquentar o óleo vegetal para fazer a umectação quente
Se você está a fim de potencializar o tratamento, pode investir na umectação quente. Mas, antes que você se desespere achando que vai colocar óleo fervendo no cabelo, esse tratamento não é muito diferente da versão tradicional.
A diferença entre eles está sim na temperatura, mas nada que vá queimar o seu couro cabeludo. Ao esquentar um pouco o óleo, os nutrientes são absorvidos com mais facilidade. Por isso, o passo a passo é o mesmo da umectação comum, porém é preciso aquecer um pouco o óleo antes de aplicá-lo nas madeixas.
Já ouviu falar em umectação reversa?
Embora o tratamento tenha um nome diferente, a umectação reversa também é bem simples de fazer. Ela conta com um ingrediente a mais - a máscara de hidratação - para deixar a absorção ainda mais potente.
Nesse caso, você irá fazer primeiro uma hidratação comum, aplicando a máscara nos cabelos úmidos, e colocar o óleo vegetal apenas nas partes mais danificadas das madeixas. A quantidade de óleo vai variar de acordo com a sua necessidade e, depois de 30 minutos, é só enxaguar com água fria.
Se estiver sem tempo, aproveite a hora de dormir para fazer a umectação
Nem todo mundo tem tempo durante o dia para fazer umectação nos fios, seja ela qual for. Mas quem disse que você precisa estar acordada para cuidar dos cabelos? É para isso que serve a umectação noturna.
O tratamento é feito da mesma maneira que a versão tradicional da umectação, aplicando o óleo vegetal nos cabelos secos e semisujos. Só que você não precisa retirá-lo depois de duas horas. Você pode dormir com o produto nas madeixas e só removê-lo no dia seguinte. O ideal é prender os fios com uma camisa de algodão, para proteger os cabelos.