As leitoras mais antenadas já sabem: a umectação capilar é a melhor técnica para recuperar fios danificados, ressecados e com muito frizz. Feita com óleos vegetais, o objetivo é repor os nutrientes perdidos durante os processos químicos, deixando-os mais saudáveis e brilhosos. Todas as mulheres podem fazer, mas quem tem cabelos crespos e cacheados se beneficia muito desse tratamento, já que o formato encaracolado das madeixas contribui para o ressecamento natural.
A umectação também é uma grande aliada de quem tem fios pintados. Dependendo da coloração, as madeixas podem ficar quebradiças, com pontas duplas e sem brilho. Por isso, todo cuidado é pouco! Para que o tratamento seja realmente eficaz, é preciso saber qual é o óleo certo para cada cor de cabelo. O Fique Diva pode te ajudar nessa missão, confira nas dicas abaixo!
1 - Para proteger a cor, aposte em óleo de copaíba e de baobá
Os componentes do óleo de copaíba protegem a cor dos fios e, por isso, ele é superindicado para quem tem cabelos coloridos. Só não se espante com o cheiro: apesar do forte odor, esse produto é extremamente emoliente, nutritivo e hidratante.
O óleo de baobá também é um verdadeiro achado para fios tingidos. Suas vitaminas e antioxidantes garantem a nutrição e a hidratação dos cabelos, protegendo a cor.
2 - Óleo de camomila e de limão são os ideais para loiros e claros
Você costuma usar camomila para clarear os cabelos ou realçar seus fios loiros? Saiba que o óleo de camomila é ainda mais poderoso! O produto é extremamente leve, por isso é rapidamente absorvido. Além disso, por ser também muito concentrado, ele traz luminosidade e pode ser usado em madeixas grossas e finas.
Para realçar os cabelos claros, outra opção é o óleo de limão. Ele intensifica o loiro e ainda ajuda a dar brilho. Mas é para usar o óleo essencial, hein! Nada de passar limão nos cabelos, senão o estrago é certo!
3 - Diferentes tipos de óleos vegetais para as ruivas
As ruivas podem escolher diferentes tipos de óleos para cuidar dos fios. O óleo de cenoura possui ativos poderosos, entre eles, o betacaroteno, que ajuda a intensificar tons alaranjados. Já o óleo de mutamba, de cor avermelhada, também fortalece os fios, reduz o volume e combate a caspa.
Outra opção é o óleo de palma. Além de deixar o ruivo mais intenso, ele deixa o cabelo mais macio e brilhante. Para deixá-lo ainda mais potente, misture o produto com uma máscara capilar. Por fim, o óleo de cranberry é rico em antioxidantes e também ajuda na proteção e na intensificação da cor vermelha.
4 - Cabelos escuros também precisam de cuidados especiais
Existem óleos específicos para castanhos e pretos. Um deles é o óleo de amla, sucesso entre as indianas, que fortifica os fios da raiz às pontas. Ele também escurece os cabelos, garantindo brilho extra. Óleo de sálvia e de alecrim também são ótimos para madeixas escuras, ajudando a combater a queda capilar.
Vale investir ainda no óleo de castanha-do-pará, que devolve o brilho e a maciez, intensificando o preto e o castanho. Anotou todas as dicas?