Fique Diva - Umectação capilar: saiba qual óleo vegetal é o mais indicado para o seu fio

12/11/2019 / Publicado por Dandara Franco

Umectação capilar: saiba qual óleo vegetal é o mais indicado para o seu fio

Umectação capilar: descubra qual é o melhor óleo vegetal para o seu cabelo (Foto instagram, @mishti.rahman)

Umectação capilar: descubra qual é o melhor óleo vegetal para o seu cabelo (Foto instagram, @mishti.rahman)

A umectação capilar é um tratamento de nutrição que ajuda a salvar os fios ressecados (Foto: instagram, @anima.agyeman)

A umectação capilar é um tratamento de nutrição que ajuda a salvar os fios ressecados (Foto: instagram, @anima.agyeman)

A umectação capilar pode ser feita em todos os tipos de cabelo, é só escolher o seu óleo vegetal favorito! (foto: instagram, @elaisaya)

A umectação capilar pode ser feita em todos os tipos de cabelo, é só escolher o seu óleo vegetal favorito! (foto: instagram, @elaisaya)

A umectação capilar faz com que os fios cresçam mais fortes e resistentes, evitando a quebra das madeixas (Foto: instagram, @akushikagonenatural)

A umectação capilar faz com que os fios cresçam mais fortes e resistentes, evitando a quebra das madeixas (Foto: instagram, @akushikagonenatural)

A umectação capilar é o tratamento ideal para manter os cabelos sedosos e com muito brilho. Apesar de simples, escolher o melhor óleo vegetal para o seu cabelo não é uma tarefa das mais fáceis. Óleo de coco, de abacate, de rícino, de girassol e azeite são os mais conhecidos, mas você sabe as diferenças entre eles? Para fazer uma umectação perfeita nos seus fios, o Fique Diva preparou um guia com os óleos vegetais para cabelos mais usado. 

O que é a umectação capilar?

A umectação capilar é um tratamento que ajuda a cuidar dos cabelos ressecados através do uso dos óleos vegetais. Eles ajudam a nutrir os fios e a devolver os nutriente necessários para manter a estrutura capilar das suas madeixas cada vez mais saudável.

A umectação é super recomendada para quem sofre com pontas duplas, pontas ressecadas e cabelos danificados, sem esquecer das divas que amam mechas e luzes no cabelo. Como a descoloração acaba agredindo os fios, o ideal é realizar a umectação capilar pelo menos duas vezes ao mês.

Dica de diva: apesar de ser perfeita para salvar os fios do ressecamento, não deixe o cronograma capilar de lado para conseguir repor todos os outros nutrientes necessários. E, não se esqueça de ter a Máscara de Hidratação Milagrosa com Água de Coco da Niely com uma aliada, diva!

Descubra qual tipo de óleo é o melhor para o seu cabelo

Os óleos vegetais podem ser usado por divas com qualquer tipo de fio, mas alguns se adaptam melhor. Para decidir qual usar, veja abaixo quais as características principais de cada um e em quais fios usar. 

Óleo de abacate: rico em aminoácidos, vitamina A, B, D e E, o óleo de abacate ajuda a fortalecer o fio de dentro para fora, o que ajuda no crescimento capilar e evita a quebra dos fios. Tendo ômega 3 na composição, o óleo de abacate consegue penetrar com mais facilidade nos fios do que os outros óleos, o que o faz agir com mais rapidez. É um óleo que se adapta bem a todos os tipos de fio de cabelo; 

Óleo de coco: além de brilho, o queridinho da lista impede que o cabelo perca umidade para o meio, evitando que resseque. Por um óleo mais denso, ele se adapta melhor aos fios mais grossos e pesado. Ele também pode ser utilizado como um hidratante natural para a pele e finalizador de pontas, basta aplicar algumas gotas na mão, esfregar e espalhar no cabelo. Deixa um cheiro ótimo;

Óleo de rícino: conhecido por acelerar o crescimento capilar, o óleo de rícino é super indicado para fazer aquela massagem no couro cabeludo antes de dormir, principalmente nos cabelos secos e  mais ressecados. Rico em ácidos graxos, ômega 6 e ômega 9 e vitamina E, o óleo de rícino ainda possui um ingrediente exclusivo: o ácido ricinoleico. O óleo ainda ajuda a combater bactérias e fungos que poderiam prejudicar a saúde dos fios.  Pode ser usado por todos os tipos de fio; 

Óleo de girassol: rico em vitamina E e C, o óleo de girassol é super leve e ajuda a criar uma camada de proteção para proteger os fios contra a poluição e ações do meio. O óleo é mais indicado para os fios lisos e oleosos; 

Azeite extravirgem: o óleo extraído das azeitonas é ótimo para reparar a cutícula dos fios, fortalecer e dar brilho às madeixas. Ele é um óleo mais leve e por isso é mais indicado para os fios mais finos, como os crespos e cacheados. 

Umectação capilar: veja o passo a passo 

1° passo: escolha o seu óleo vegetal favorito e o separe;

2° passo: divida o cabelo em várias mechas para aplicar o óleo de forma uniforme por todos os fios;

3° passo: aplique um pouco de óleo na palma da mão e o aqueça ao esfregar uma mão na outra para facilitar a entrada do produto na cutícula do fio.  Depois é só enluvar mecha por mecha e fazendo pequenos twists;

4° passo: deixe o produto agir por pelo menos 2 horas nos fios ou faça a umectação noturna! É só aplicar o óleo em todas as mechas e deixá-lo agir durante a noite nos fios;

5° passo: caso opte pela umectação noturna, não se esqueça de dormir com uma touca ou saco plástico na cabeça para evitar que o óleo vaze para a sua fronha;

6° passo: após deixar o óleo agir, é só lavar os cabelos normalmente, sem esquecer de finalizar com o seu creme para pentear com proteção UV!

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram