A primeira regra para as mulheres que são adeptas da chapinha é o uso de um produto termoativado para proteger os fios do calor excessivo do equipamento. Mas se você tem o hábito de alisar os cabelos com a ferramenta todos os dias, saiba que as consequências podem ser as piores.
Segundo a cabeleireira Jacqueline Cláudia, o uso excessivo da chapinha pode causar quebra no cabelo. "O produto termoativado protege, sim, o cabelo, mas não o suficiente se você tem o hábito de usá-la todos os dias. A ferramenta tem contato direto com os fios e a alta temperatura vai desidratando-os, retirando toda a água, e com o tempo eles começam a apresentar a quebra", explicou a profissional.
Use a chapinha de dois em dois dias para preservar a saúde dos fios
Por mais que você goste de andar com os cabelos lisos, use a chapinha com o intervalo de dois dias, sempre com o protetor térmico antes, é claro. Se caso seus fios forem muito oleosos, a solução é optar para um shampoo seco para tirar aquele aspecto de sujo.
Usar chapinha com o cabelo molhado é terminantemente proibido. "Nunca passe a prancha com os fios úmidos. Existem as chapinhas a vapor, que podem ser usadas nas madeixas ainda molhadas, mas elas são de uso profissional, exclusivas para tramento, não é para serem manuseadas em casa", pontuou a expert.
Nutrição os cabelos é primordial para quem usa chapinha com frequência
Já que a chapinha faz parte do seu dia a dia, os cuidados com os cabelos precisam ser ainda mais específicos. Uma boa nutrição deve estar em seu cronograma capilar, para devolver os nutrientes perdidos e deixar os fios mais resistentes depois do ressecamento.
A cauterização capilar também é uma boa pedida. Você pode fazer o procedimento em casa com a queratina líquida e uma linha específica para o seu tipo de cabelo. Depois de lavar os cabelos com o shampoo duas vezes, é só borrifar o produto somente no comprimento e nas pontas e deixar agir por 10 minutos. Feito isso, sem enxaguar, faça a hidratação com a máscara concentrada e pronto!