Fique Diva - Veja 10 erros mais comuns que prejudicam a saúde dos cabelos!

18/02/2016 / Publicado por Raquel Brandão

Veja 10 erros mais comuns que prejudicam a saúde dos cabelos!

Nunca lave os cabelos com água quente para não ressecá-los

Nunca lave os cabelos com água quente para não ressecá-los

Sempre retire todo o condicionador ou máscara dos fios depois do banho

Sempre retire todo o condicionador ou máscara dos fios depois do banho

Não fique com o cabelo preso por muito tempo para não resultar na quebra dos fios

Não fique com o cabelo preso por muito tempo para não resultar na quebra dos fios

Aplique o condicionador só no comprimento e pontas

Aplique o condicionador só no comprimento e pontas

Nunca esfregue a toalha nos cabelos após o banho

Nunca esfregue a toalha nos cabelos após o banho

Não use chapinha ou babyliss todos os dias

Não use chapinha ou babyliss todos os dias

Água quente, esfregar a toalha nos cabelos e não usar protetor térmico só são alguns dos erros mais comuns que prejudicam a saúde dos fios. Podem até parecer deslizes bobos, mas se feitos com frequência resultam em cabelos ressecados, quebradiços, sem brilho e com um aspecto nada bonito. Para fugir desse problemas, nós listamos alguns hábitos mais comuns para você exterminar da sua rotina capilar.

1. Lavar o cabelo com água quente 

Esse erro não é nenhuma novidade, né? A água quente só serve para ressecar e tirar o brilho dos cabelos. O correto, é começar a higienização dos fios com a água morna para retirar o excesso de oleosidade da raiz e terminar com um jato de água fria para deixar suas madeixas macias e brilhosas. 

2. Usar chapinha ou babyliss com o cabelo úmido 

A única ferramenta de calor que pode ser usada com o cabelo molhado é o secador. E sempre com o protetor térmico, é claro! Se você passar a chapinha ou o babyliss com os fios ainda úmidos, seus fios vão fritar e ficarão totalmente ressecados. 

3. Ficar muito tempo com o cabelo preso 

Fazer um penteado com o cabelo preso não tem o menor problema desde que você não fique muito tempo com grampos ou elástico na cabeça. O hábito pode resultar na quebra dos fios e até mesmo dores no couro cabeludo por conta tração.

4. Aplicar o condicionador em todo o cabelo 

O condicionador só deve ser aplicado no comprimento e nas pontas do cabelo. Passar o produto na raiz vai deixar seu cabelo seu cabelo oleoso, por conta da consistência e dos componentes que foram feito para fechar as cutículas do fios depois da higienização com shampoo. 

5. Usar ferramentas de calor sem proteção térmica

O uso de um produto termoativado antes de usar qualquer ferramenta de calor, como secador, babyliss, chapinha ou difusor, é indispensável. É o produto que vai proteger seus fios da alta temperatura, evitando o ressecamento e pontas duplas. 

6. Desembaraçar os fios com muita força 

Quando os fios estão úmidos, eles ficam mais frágeis. Portanto, nada de desembaraçar os cabelos com muita força para não correr o risco de quebrá-los. O correto é começar das pontas para raiz, desembaraçando delicamente. Para ajudar, aplique um leave-in ou um creme para pentear para facilitar o desembaraço. 

7. Não retirar toda a máscara ou condicionador dos cabelos 

Depois de fazer aquela hidratação poderosa ou até mesmo de aplicar o condicionador, você deve enxaguar muito bem os cabelos para não deixar nenhum resíduo dos produtos nos fios. O correto é sair do banho com os cabelos totalmente limpos, já que os itens podem deixar suas madeixas pesadas, sem balanço e pode até causar caspa. 

8. Esfregar a toalha nos cabelos após o banho

Nada de sair do banho e esfregar a toalha nos cabelos. O ato pode causar quebra, além favorecer o surgimento de frizz. E muitos! O correto é enxugar os fios com o tecido delicadamente, sem torcer as madeixas.

9. Usar o secador com os cabelos muito molhados

Se você tem o hábito de começar a secar os cabelos assim que sai do banho, pode parar por aqui! O correto é retirar o excesso de umidade com a toalha - sem esfregar, viu? - e esperar de 10 a 15 minutos para começar usar o secador. Isso vai fazer com que os fios fiquem menos tempo expostos à alta temperatura da ferramenta.

10. Usar chapinha ou babyliss todos os dias 

A chapinha e o babyliss são ferramentas de calor que ficam em contato direto com os fios. Mesmo com a proteção térmica, não é aconselhável usar os aparelhos todos os dias para não ressecar os cabelos, desbotar a cor mais rápido (caso seu cabelo for pintado) ou até mesmo deixá-los quebradiços. 

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram