A caspa é um problema muito comum e a gente sabe que incomoda. Para ter a descamação não existe idade ou gênero, ela simplesmente é uma condição hormonal ou hereditária. Mas, quando os shampoos anticaspa já não funcionam, a solução pode estar dentro do armário da sua cozinha. Sim, o vinagre de maçã! Ele já é um velho conhecido nas receitinhas caseiras, principalmente quando estamos falando de cabelo cacheado. Bora lá se livrar dessa caspa, diva?
O que é a caspa?
A caspa nada mais é do que uma descamação excessiva que ocorre no couro cabeludo. Controlar esse problema não é tão complicado, com a ajuda de shampoos anticaspa você consegue conter as células mortas que estão descamando. Os sintomas da caspa variam de pessoa para pessoa: tem gente que não sente nada, já outras acabam sentindo muita coceira.
O vinagre de maçã é o melhor remédio para a caspa?
O poder do vinagre de maçã nada mais é do que controlar a descamação e aliviar os sintomas desse problema. Esse produtinho maravilhoso possui ação anti-inflamatória, antifúngicas e ainda dá brilho. Para fazer o efeito do vinagre de maçã valer nas suas madeixas, basta misturar medidas iguais de água e vinagre e usar após lavar o cabelo com shampoo e condicionador. Não precisa de enxágue.
Também use o vinagre branco para eliminar a caspa
Com meia caneca de vinagre branco e duas de água, você pode aliviar os sintomas e a própria caspa. O vinagre branco também possui ação antifúngica e diminui a descamação. Massageie essa mistura no couro cabeludo, deixe agir por cinco minutos e enxágue. Lave com shampoo para finalizar. E pronto!
O óleo de coco também ajuda a controlar a caspa
Conhecido pelo seu poder de hidratação, o óleo de coco também ajuda a prevenir a caspa. Quando usado junto com limão, ele controla o problema e elimina a caspa. O ideal é que você faça o tratamento, pelo menos, três vezes na semana. Faça uma mistura com o produto e a fruta, aplique massageando o couro cabeludo, deixe agir por 20 minutos e enxágue.
Em casos extremos, procure ajuda médica
Muitas vezes, não podemos resolver nossos problemas capilares com receitas caseiras ou produtos que vendem no mercado. Caso a sua caspa esteja fora de controle e com uma aparência diferente da que você está acostumada, procure ajuda médica, de preferência, um dermatologista para o diagnóstico correto.