O teste de mecha é um velho conhecido de quem faz algum procedimento no cabelo, seja coloração ou alisamento, por exemplo. Mas, antes do teste de mecha, você precisa fazer também a prova de toque. Ele é quem vai mostrar se você tem alguma reação alérgica a algum componente químico. Quer saber como fazer o teste de mecha e a prova de toque? Veja abaixo o passo a passo e dicas para você arrasar na mudança de visual.
Prova de toque: conheça a técnica que antecede o teste de mecha e identifica possíveis alergias
A prova de toque é essencial antes de começar a coloração para você saber se tem alergia ou irritação a algum componente usado no produto. Veja abaixo o passo a passo de como fazer a técnica:
1º passo: misture uma pequena quantidade da coloração com a mesma quantidade de oxidante até ficar homogênea;
2º passo: pegue um pouco dessa mistura e passe no antebraço ou atrás da orelha (guarde o restante para usar no teste de mecha);
3º passo: aguarde 40 minutos e enxague o local com água corrente;
4º passo: aguarde 24 horas se for uma coloração permanente ou 48 horas para as colorações sem amônia;
5º passo: se, durante esse período, surgir coceira, irritação, vermelhidão local ou ao redor, o produto não poderá ser usado por você.
Foi aprovada na prova de toque? Bora para a próxima etapa, diva: o teste de mecha!
Saiba como fazer o teste de mecha e não errar antes de mudar as madeixas
O teste de mecha é necessário para saber a resistência do seu fio e qual vai ser o resultado. Ele é quem vai te mostrar qual o resultado final depois do tempo sugerido. Assim, você pode adaptar o tempo ou mudar de tom antes de colorir todo o cabelo. Saiba como fazer o teste de mecha e nunca mais ter uma surpresa desagradável ao retirar o produto.
1º passo: use o restante da misturinha usada na prova de toque para colorir uma pequena mecha na parte de trás do cabelo;
2º passo: aguarde 40 minutos;
3º passo: após o tempo recomendado, retire o produto dos fios e veja se a cor obtida está de acordo com o esperado e desejado;
4º passo: perceba também como ficou o fio, se ele ficou quebradiço ou danificado. Nesses casos, é melhor não usar o produto e evitar o corte químico.
O cronograma capilar precisa ser feito para recuperar os fios após a coloração
Mesmo depois de ser aprovada na prova de toque e no teste de mecha, a coloração deixa os fios fragilizados logo após o procedimento. Para devolver o brilho e vitalidade dos fios, repor a massa capilar e proteínas que foram perdidas, é ideal que você inicie um cronograma capilar priorizando a etapa da reconstrução. Para isso, você vai precisar de queratina líquida e uma máscara de hidratação (experimente a da linha Hidratação Milagrosa Água de coco + Extrato de Babosa , você não vai se arrepender!).
1º passo: lavar duas vezes os fios com shampoo sem sal e retirar toda a umidade;
2º passo: aplicar a queratina líquida em todo o comprimento dos fios e deixar agir por 10 minutos. Cuidado para não exagerar na quantidade!
3º passo: sem enxaguar a queratina, divida o cabelo em mechas e enluve os fios com a máscara capilar escolhida e espere 3 minutos para o produto agir;
4º passo: retire completamente o produto dos fios e finalize como de costume.