Deixar os cabelos secarem naturalmente é a escolha mais saudável para os fios, porém o uso do secador é muito comum na hora da finalização. Seja para se arrumar para um compromisso ou mesmo por achar que a ferramenta de calor deixa as madeixas mais bonitas no dia a dia, é preciso ter alguns cuidados antes de ligar o aparelho na tomada, já que alguns erros podem prejudicar a saúde capilar. Saiba quais são eles e o que fazer para proteger os fios!
O protetor térmico é indispensável ao usar o secador
Essa regrinha vale, na verdade, para qualquer ferramenta de calor que você for usar. Antes de apontar o secador em direção aos cabelos, você precisa protegê-los com um produto adequado.
Alguns cremes para pentear usados no dia a dia já são termoativados, mas, se esse não for o caso, existem produtos específicos para essa função. Basta aplicá-lo por todo o comprimento e pontas e, só depois, começar a secagem. Assim você evita o ressecamento dos fios e o desbotamento da cor.
De que jeito você segura a escova?
Se, além do secador, você também usa a escova para modelar os fios, fique atenta à forma que você manuseia os objetos. Isso porque é preciso segurar a escova com firmeza, com a mão que você tem mais habilidade, não só para agilizar o processo da secagem, como também para garantir o resultado desejado.
Outra dica importante é utilizar a escova certa para o seu tipo de cabelo. Se você tem os fios grossos e mais volumosos, não vai conseguir modelá-los com uma ferramenta fininha e com poucas cerdas. Procure a escova que se adeque à sua necessidade e você verá a diferença no resultado.
Nada de secar os cabelos ainda molhados!
Um erro muito comum entre as mulheres é já ligar o secador logo após o banho, com os fios ainda encharcados. O problema é que, desse jeito, é mais fácil o surgimento dos nós e do frizz, além de tornar o processo mais demorado.
Para evitar que as madeixas fiquem mais tempos expostas ao calor do aparelho, o truque é retirar bem a umidade com uma toalha ou esperar, pelo menos, uns quinze minutos antes de iniciar a secagem.
Cuidado com a temperatura muito alta
É normal, em um dia de pressa, ligar o secador na temperatura mais quente para secar os cabelos mais rapidamente. Porém, além de não adiantar muito, você corre o risco de queimar o seu couro cabeludo e ainda danificar as madeixas por inteiro.
Por isso, respeite a distância de 15 a 20 cm da sua raiz e mantenha a ferramenta de calor em um temperatura média, para não ressecar os fios. Vale reforçar que o protetor térmico é essencial, tá?
O ideal é sair com os cabelos totalmente secos
Se você está usando o secador para facilitar a sua vida, então se certifique de que você secou bem as suas madeixas com o aparelho. Até porque, se eles ainda estiverem úmidos, é possível que você fique com frizz assim que sair de casa - caso se incomode com isso. Para tirar a prova, basta tocar nos cabelos após a secagem. Se eles ainda estiverem “geladinhos”, falta secá-los mais um pouco.